Para PNE ser alcançado, piso para professores tem que ser cumprido, diz Fátima Bezerra — Rádio Senado

Para PNE ser alcançado, piso para professores tem que ser cumprido, diz Fátima Bezerra

LOC: O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES TEM QUE SER CUMPRIDO, PARA QUE AS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SEJAM ALCANÇADAS EM NO MÁXIMO DEZ ANOS. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU A SENADORA FÁTIMA BEZERRA, DO PT DO RIO GRANDE DO NORTE, QUE CHEGA AO SENADO TENDO COMO BAGAGEM SUA ATUAÇÃO NA FRENTE PARLAMENTAR PARA DEFESA DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: A senadora Fátima Bezerra, do PT do Rio Grande do Norte é professora e pedagoga. Foi uma das protagonistas na luta pela aprovação da lei que instituiu o piso salarial dos professores em 2008. No início de janeiro, o piso nacional subiu para pouco mais de mil e novecentos reais. Mas poucos estados e municípios estão conseguindo pagar o valor. Fátima Bezerra elogiou o fato de a presidente Dilma Rousseff ter escolhido para o segundo mandato o lema "Brasil Pátria Educadora". Mas destacou a necessidade de o governo federal colocar mais recursos na educação. Caso contrário, não serão atingidas as metas do Plano Nacional de Educação, que entrou em vigor em julho de 2014. 

(FATIMA) esse reajuste tem que ser cumprido, é lei - e tem que ser cumprido inclusive para que a gente vá cada vez mais dialogando com a realidade para quando chegarmos ao momento propício da meta 17 termos condições de garantir a melhoria salarial e profissional do magistério. 

(REP) Fátima Bezerra explicou que a meta 17 do novo Plano Nacional De Educação estabelece a melhoria salarial do magistério, com a equiparação do salário do professor ao valor médio das demais categorias com formação equivalente. Ela disse que se essa meta já estivesse sendo cumprida hoje, o valor médio do salário do professor teria que passar para 3 mil 650 reais. 

(FÁTIMA) evidente que para a gente alcançar essa meta, vamos ter que avançar muito no ítem financiamento. é preciso ampliar a participação financeira da união, até porque temos clareza que a maioria dos estados e municípios, sem aporte financeiro substantivo por parte do governo federal, não terão condições de assegurar o novo piso salarial do magistério, consignado no novo plano nacional de educação. 

(REP) Fátima Bezerra lembrou que o Supremo Tribunal Federal reafirmou a constitucionalidade da lei do piso salarial dos professores.
05/02/2015, 00h57 - ATUALIZADO EM 05/02/2015, 00h57
Duração de áudio: 02:17
Ao vivo
00:0000:00