Após eleição da Mesa, partidos definirão nomes de presidentes de comissões — Rádio Senado

Após eleição da Mesa, partidos definirão nomes de presidentes de comissões

LOC: AS LIDERANÇAS PARTIDÁRIAS APRESENTAM HOJE OS NOMES DE DEZ SENADORES QUE VÃO INTEGRAR A MESA DIRETORA DO SENADO. 

LOC: APÓS A DEFINIÇÃO DESSES CARGOS, OS PARTIDOS COMEÇAM A INDICAR OS NOMES PARA AS PRESIDÊNCIAS DAS COMISSÕES PERMANENTES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Assim como a presidência do Senado, os demais cargos da Mesa Diretora também deverão ser eleitos pelo Plenário. Segundo o critério do tamanho das bancadas, o PT indicará o senador Jorge Viana do Acre para a 1ª vice-presidência e a senadora Ângela Portela de Roraima para a 2ª Secretaria. Além de Renan Calheiros de Alagoas, o PMDB terá ainda o senador Romero Jucá, de Roraima, na Mesa ocupando a segunda vice-presidência. O PSDB ficará com a primeira-secretaria com o senador Paulo Bauer, de Santa Catarina ou com Lúcia Vânia, de Goiás. O PSB indicou o senador Antonio Carlos Valadares, de Sergipe, para a 3ª Secretaria e o PDT Zezé Perrella, de Minas Gerais, para a 4ª Secretaria. Já as quatro suplências deverão ser preenchidas pelo Democratas, PP, PSD ou PR e PMDB. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco avalia que não haverá disputa pelos demais cargos da Mesa Diretora. 

(Humberto) Mas tenho a expectativa positiva de que vamos eleger o restante da Mesa dentro do que sempre fizemos com respeito à proporcionalidade e com respeito à autonomia das bancadas.

REP: Já o líder do Democratas, senador Ronaldo Caiado, de Goiás, avisou que vai questionar uma eventual decisão dos demais líderes de incluir a indicação das suplências no critério da proporcionalidade. 


(Caiado) O PP e o Democratas ficam empatadas na 4ª Secretaria. Caso a proporcionalidade seja feita incluindo os suplentes, tanto o Democratas quanto o PP estarão excluídos da Mesa, ocupando apenas a suplência. 

REP: Antonio Carlos Valadares, que apoiou a candidatura do senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, na eleição pela presidência do Senado, espera que não haja disputa na escolha dos demais cargos. 

(Valadares) O próprio presidente eleito, Renan Calheiros, disse que o momento agora era de seguir em frente, trabalhar e respeitar o princípio da proporcionalidade dando aos partidos o que ele têm direito na construção da Mesa.

REP: Após a definição dos cargos da Mesa Diretora, as lideranças partidárias vão fazer as escolhas das presidências das Comissões Permanentes do Senado.
03/02/2015, 00h40 - ATUALIZADO EM 03/02/2015, 00h40
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00