Lideranças começam a definir presidência das comissões — Rádio Senado

Lideranças começam a definir presidência das comissões

LOC: AS LIDERANÇAS PARTIDÁRIAS DO SENADO JÁ ESTÃO SE REUNINDO PARA COMEÇAR A DEFINIR COMO SERÁ A PARTICIPAÇÃO DAS LEGENDAS NAS COMISSÕES PERMANENTES. 

LOC: A DISTRIBUIÇÃO DA PRESIDÊNCIA DAS COMISSÕES É FEITA EM FUNÇÃO DO TAMANHO DAS BANCADAS. A REPORTAGEM É DE ROBERTO FRAGOSO. 

(Repórter) Assim como a Mesa do Senado define as prioridades de toda a Casa, cada presidente de comissão estabelece quais propostas devem ser analisadas em primeiro lugar. E muitos projetos não chegam a passar pelo plenário a não ser que haja recurso, os chamados terminativos. A distribuição da presidência de cada comissão e das vagas no colegiado é feita pelo critério da proporcionalidade partidária, ou seja, quem tem o maior número de parlamentares faz a primeira escolha. A segunda bancada decide qual comissão quer em seguida, e quando todos os partidos que têm direito a indicar presidentes tiverem feito suas indicações, há uma nova rodada. As mais visadas são as de Constituição e Justiça e de Assuntos Econômicos, como lembra José Maranhão, representante da Paraíba pelo PMDB, que tem a maior bancada. 

(José Maranhão) A preferência que todo senador tem pela Comissão de Constituição e Justiça, não é? Pela Comissão de Orçamento, pela Comissão de Economia. Pela Comissão de Educação, então, essa pauta é muito ampla. Vamos discutir com a bancada, procurar respeitar os compromissos que porventura já tenham sido assumidos, mas procurar dar a minha contribuição. 

(Repórter) José Serra, senador do PSDB de São Paulo, adiantou que não quer se limitar somente a um colegiado. 

(José Serra) O pessoal acha sempre: “não claro, Assuntos Econômicos”. Mas eu tenho tentação também pela Comissão de Constituição e Justiça. Então não sei, vamos examinar com calma. Apesar de que eu já fui do Senado, eu não me lembro direito qual é o timing, qual é o prazo para resolver tudo isso. Mas certamente eu vou integrar mais de uma. Eu não quero só economia não. 

(Repórter) O líder do PDT, Acir Gurgacz, de Rondônia, disse que o partido, que tem a quarta maior bancada depois de PMDB, PT e PSDB, vai disputar uma comissão de peso. 

(Acir Gurgacz) Ainda nós estamos debatendo, discutindo isso, mais profundamente qual é a participação do PDT em uma comissão. Ou a Comissão de Relações Exteriores, ou a Comissão de Educação, uma das duas o PDT está pleiteando. Agora, na reunião de líderes, nós vamos definir qual é a comissão que cabe ao nosso partido. 

(Repórter) O Senado conta ainda com as comissões de Infraestrutura, de Assuntos Sociais; de Ciência e Tecnologia; de Direitos Humanos; de Desenvolvimento Regional e Turismo; de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle; de Agricultura; e a Comissão Senado do Futuro.
02/02/2015, 06h08 - ATUALIZADO EM 02/02/2015, 06h08
Duração de áudio: 02:15
Ao vivo
00:0000:00