Congresso vai dar prioridade à aprovação de investimentos, diz Renan — Rádio Senado

Congresso vai dar prioridade à aprovação de investimentos, diz Renan

LOC: O CONGRESSO NACIONAL VAI DAR PRIORIDADE À APROVAÇÃO DE MAIS INVESTIMENTOS, COM ESTABILIDADE E A MANUTENÇÃO DAS CONQUISTAS DOS BRASILEIROS. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O PRESIDENTE DO CONGRESSO, SENADOR RENAN CALHEIROS, NA SESSÃO QUE MARCOU A ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS DE 2015. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:  

TÉC: Num discurso de dez minutos, Renan Calheiros, senador do PMDB de Alagoas e eleito recentemente para mais um biênio à frente da Presidência do Senado, destacou medidas adotadas nos dois primeiros anos no cargo. Uma delas foi a definição de critérios para a votação de vetos presidenciais. 

(RENAN 1) Devolvemos aos parlamentares a última palavra sobre o processo legislativo. 

(REPÓRTER) Renan Calheiros também listou as matérias que devem receber prioridade de senadores e deputados no ano legislativo que se inicia. 

(RENAN 2) Vamos trabalhar incessantemente para aprovar o Código Penal, a Lei de Execução Penal e a Lei de Licitações. E ainda vamos atualizar o Código do Consumidor. 

(REPÓRTER) O senador fez menção especial à reforma política. Segundo Renan, propostas como novas regras para o financiamento de campanhas eleitorais estão paradas há 12 anos no Congresso. E alertou que o Parlamento vai pagar um alto preço se não enfrentar o desafio de aprovar mudanças na forma de escolha dos representantes da população: 

(RENAN 3) É recomendável que o Congresso Nacional trace as linhas mestras da reforma e as submeta a um referendo popular. Estou convicto: as consultas populares não debilitam a democracia representativa, mas a complementam. 

(REPÓRTER) Sobre o trecho da mensagem da presidente da República em que ela defende mais recursos e mais investimentos para as políticas do governo, o senador Renan Calheiros manifestou apoio à proposta e acrescentou: 

(RENAN 4) Mais recursos, com segurança jurídica, com estabilidade, com a manutenção das conquistas do nosso povo e mais investimentos. 

(REPÓRTER) O presidente do Senado prometeu trabalhar em conjunto com o novo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro. Uma das metas é projetar a Biblioteca do Congresso, com a integração dos acervos do Senado e da Câmara, seguindo o modelo do Congresso dos Estados Unidos.
02/02/2015, 05h58 - ATUALIZADO EM 02/02/2015, 05h58
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00