Renan e Luiz Henrique disputam Presidência do Senado — Rádio Senado

Renan e Luiz Henrique disputam Presidência do Senado

LOC: PT E PSDB ESCOLHEM O CANDIDATO QUE VÃO APOIAR NA ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DO SENADO NESTE DOMINGO. 

LOC: OS SENADORES RENAN CALHEIROS E LUIZ HENRIQUE PASSARAM O SÁBADO BUSCANDO VOTOS.

TÉC: Após reunião nesse sábado, o PT, segunda maior bancada no Senado, declarou apoio à candidatura do senador Renan Calheiros do PMDB de Alagoas à reeleição à presidência da Casa. O líder do partido, senador Humberto Costa do PT de Pernambuco, afirmou que a escolha respeita o critério da proporcionalidade partidária, ou seja, o tamanho da bancada, e a indicação oficial do PMDB. 

(H.Costa) Todos nós temos um enorme respeito pelo senador Luiz Henrique. Achamos que ele é um dos maiores quadros que dispomos aqui. Mas temos que cumprir com o compromisso histórico que o PT sempre teve de respeitar o critério da proporcionalidade. 

REP: Já os onze senadores do PSDB, terceira maior bancada, declararam voto ao senador Luiz Henrique do PMDB de Santa Catarina. O presidente nacional do partido, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, negou divergências políticas com o candidato oficial do PMDB.

(Aécio) O que está em jogo não é sequer a candidatura de um determinado senador contra outro. É uma opção pela mudança. O PSDB sempre pregou mudança, a democratização dos espaços da Casa, uma interlocução mais direta do Senado com os anseios da sociedade. 

REP: Ao comentar o apoio de lideranças de sete partidos, Luiz Henrique, que passou o sábado no Senado atrás dos últimos votos, se declarou otimista com o resultado. 

(L.Henrique) Vamos vencer essas eleições com certa folga. Estão praticando atos de desesperos, convocando suplentes de última hora para a posse. Ninguém é capaz de segurar o vento. E o vento da mudança está aí.

REP: Renan Calheiros também fez campanha nesse sábado e visitou a direção do PSDB. Sem revelar os votos que terá, ele minimizou qualquer divergência com Luiz Henrique. 

(Renan) Estamos a poucas horas da eleição. É preciso demonstrar equilíbrio e ter confiança na vitória. Estamos trabalhando para isso. Não estamos enfrentando um candidato de outro partido. Estamos enfrentando um candidato avulso que não foi indicado pelo seu partido. 

REP: Para vencer a eleição à presidência do Senado neste domingo, o candidato deverá conquistar no mínimo 41 votos de um total de 81 senadores.
01/02/2015, 01h14 - ATUALIZADO EM 01/02/2015, 01h14
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00