Renan Calheiros é eleito para presidente do Senado — Rádio Senado

Renan Calheiros é eleito para presidente do Senado

LOC: RENAN CALHEIROS, DO PMDB DE ALAGOAS, É ELEITO PARA O CARGO DE PRESIDENTE DO SENADO PELOS PRÓXIMOS DOIS ANOS COM O DISCURSO DE UNIDADE DA CASA.  

LOC: DERROTADO NA ELEIÇÃO, LUIZ HENRIQUE, DE SANTA CATARINA, ANUNCIOU QUE O BLOCO DE APOIO À CANDIDATURA DELE LANÇARÁ NOMES PARA A DISPUTA DOS DEMAIS CARGOS DA MESA DIRETORA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Por dezoito votos de diferença, o senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, continuará na presidência do Senado até 2017. Candidato oficial do PMDB, maior bancada, ele obteve 49 votos contra 31 do senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, que disputou a eleição com a chamada candidatura avulsa. Em busca de apoio no Plenário, os dois peemedebistas se comprometeram em votar as reformas Política e Tributária, além de fazerem com que o Senado seja protagonista no debate sobre a retomada do crescimento econômico. Ao comentar o resultado, Renan Calheiros ressaltou que vai dialogar com as lideranças partidárias que apoiaram o senador Luiz Henrique para a elaboração de uma pauta comum a fim de evitar qualquer divisão interna no Senado. 

(Renan) A disputa é sempre saudável porque fortalece e encoraja a instituição. O Senado construiu o Brasil. Os senadores tomaram posse, alguns, um terço do Senado tomou posse. Esperamos construir o consenso para que tenhamos uma agenda econômica e façamos num curto espaço de tempo a Reforma Política. 

REP: Luiz Henrique minimizou o fato de senadores dos sete partidos que o apoiaram terem votado em Renan Calheiros, ao lembrar que teve mais votos que os demais colegas que disputaram como candidatos avulsos em outras eleições. Luiz Henrique afirmou que o bloco vai pressionar Renan Calheiros para levar adiante as propostas apresentadas por ele. 

(L.Henrique) Vencemos inequivocamente nas ruas. Perdemos a batalha aqui num colégio pequeno por poucos votos. Mas nos submetemos e não temos o que contestar. Houve um resultado, temos que acatar o resultado. Mas vamos ter candidatos para todos os cargos. 

REP: Essa será a quarta vez que Renan Calheiros vai comandar o Senado.
01/02/2015, 07h47 - ATUALIZADO EM 01/02/2015, 07h47
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00