Eleição da Mesa será feita na terça-feira — Rádio Senado

Eleição da Mesa será feita na terça-feira

LOC: A ELEIÇÃO DA MESA DO SENADO SERÁ FEITA NA TERÇA-FEIRA. 

LOC: APESAR DE AS MAIORES BANCADAS JÁ TEREM FEITO SUAS INDICAÇÕES, OS SENADORES PEDIRAM TEMPO PARA CHEGAR A UM CONSENSO ENTRE OS PARTIDOS QUE TÊM O MESMO NÚMERO DE PARLAMENTARES. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: A Mesa do Senado tem, além da presidência da Casa, dez outros cargos: primeiro e segundo-vice-presidentes; quatro secretários e um suplente para cada secretário. A divisão dos cargos na Mesa do Senado é feita pelo tamanho das bancadas na Casa. Com o maior grupo, de 19 senadores, o PMDB deve indicar além do presidente Renan Calheiros o segundo-vice-presidente, cargo para o qual sugeriu Romero Jucá, e o suplente de quarto-secretário. O PT é a segunda maior bancada e deve indicar como primeiro-vice-presidente Jorge Viana e como segunda-secretária Angela Portela. O PSDB, que é o terceiro maior partido, deve indicar como primeiro-secretário Paulo Bauer. O PDT terá seis senadores e deve escolher o terceiro secretário. Mas PSB, PP e DEM têm o mesmo número de parlamentares, e ainda precisam definir as nomeações. O senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, sugeriu que a eleição da Mesa fosse feita por partes. 

(Collor) A primeira indicação é a do PT e a terceira indicação é do PMDB, pela regra de proporcionalidade. Se o PMDB e o PT estiveram juntos na eleição vitoriosa da presidência do Senado, não há porque haver qualquer dúvida quanto à lisura da escolha dos nomes que vão compor a primeira-vice-presidência e a segunda-vice-presidência. 

(Repórter) Mas Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará, concordou que os outros partidos precisam de mais tempo para definir uma chapa única para os dez cargos. 

(Eunício Oliveira) Precisa de prazo para negociar até porque ambos têm a mesma bancada para efeitos de composição da Mesa. Eu sou favorável que fizesse essa votação hoje. Mas como há divergências aqui no plenário, eu faço um apelo ao presidente Collor e concordo, se vossa excelência anuir, que a gente faça amanhã a votação do restante da Mesa. 

(Repórter) Como esta segunda-feira é dedicada à abertura da legislatura, Renan Calheiros decidiu remarcar a eleição para terça-feira, às 10 da manhã. 

(Renan Calheiros) Eu sugiro aos líderes que nós façamos a eleição na terça-feira. Terça-feira, portanto, em função do acúmulo de atribuições amanhã. 

(Repórter) Os vice-presidentes substituem o presidente na sua ausência. Já o primeiro secretário é responsável por administrar a Casa. As outras secretarias têm atribuições como redigir as atas das sessões secretas, contar votos e outros procedimentos na apuração das votações.
01/02/2015, 08h12 - ATUALIZADO EM 01/02/2015, 08h12
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00