Eduardo Cunha é eleito presidente da Câmara dos Deputados — Rádio Senado

Eduardo Cunha é eleito presidente da Câmara dos Deputados

LOC: O DEPUTADO EDUARDO CUNHA, DO PMDB DO RIO DE JANEIRO, FOI ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS COM O VOTO DE 267 DOS 513 PARLAMENTARES.  

LOC: OUTROS TRÊS DEPUTADOS DISPUTARAM O CARGO: ARLINDO CHINAGLIA, DO PT DE SÃO PAULO, OBTEVE 136 VOTOS; JÚLIO DELGADO, DO PSB DE MINAS GERAIS, CONTOU COM O APOIO DE 100 DEPUTADOS; E CHICO ALENCAR, DO PSOL DO RIO DE JANEIRO, FICOU COM 8 VOTOS. FORAM REGISTRADOS DOIS VOTOS EM BRANCO. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Os quatro candidatos ocuparam o Plenário para explicar os planos para os próximos dois anos à frente da Presidência da Câmara. O primeiro a discursar foi Chico Alencar, do Psol do Rio de Janeiro. 

(ALENCAR) Por um Parlamento austero, transparente, com uma pauta de interesse da população e que supere o abismo que há entre o parlamento e a população. Isso está nas nossas mãos. 

(REPÓRTER) Em seguida, o deputado Arlindo Chinaglia, do PT de São Paulo, que ocupou o cargo entre 2007 e 2009, pediu os votos dos colegas. 

(CHINAGLIA) Assumi essa incumbência com humildade, porém com muita determinação. Humildade porque parto de um pressuposto, todos aqui somos iguais porque formos investidos pelo poder emanado da decisão do povo brasileiro. 

(REPÓRTER) Eduardo Cunha, do PMDB do Rio de Janeiro, foi o terceiro a falar. 

(CUNHA) A escolha errada vai significar que vamos ter o mesmo poder no Executivo, no Legislativo e todos nós seremos subordinados a esse tipo de situação. Vamos pra uma Câmara independente em que sejamos respeitados. 

(REPÓRTER) Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais, fechou a apresentação das candidaturas. 

(DELGADO) Se nós não mudarmos nossas práticas dentro desta casa, se esses que trazem das ruas o sentimento de mudança não efetivamente praticarem no momento da escolha da casa, nós podemos ser mudados em 2018. 

(REPÓRTER) O mandato do novo presidente da Câmara, assim como o do Senado, é de dois anos, não sendo permitida a reeleição na próxima legislatura. O presidente da Câmara tem, entre outras atribuições, a de substituir o Presidente da República, caso o vice-presidente esteja impossibilitado de assumir a função.
01/02/2015, 07h56 - ATUALIZADO EM 01/02/2015, 07h56
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00