Senadores querem debater sobre faculdades descredenciadas — Rádio Senado

Senadores querem debater sobre faculdades descredenciadas

LOC: ALUNOS DE FACULDADES DESCREDENCIADAS AINDA ENFRENTAM DIFICULDADES PARA SEGUIR OS ESTUDOS. 

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO QUEREM VOLTAR A DEBATER O ASSUNTO. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.  

TÉC: De acordo com dados do Ministério da Educação, 48 instituições de ensino superior foram descredenciadas entre 2011 e 2014. As dificuldades financeiras e a deficiência acadêmica são os principais fatores que motivaram o fechamento das instituições. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, disse que o alto número de desistências dos estudantes, durante o curso, é um dos fatores que levam as instituições a fecharem as portas.

(Cristovam) A universidade organiza seus custos com um professor para 40 alunos e dai a pouco só tem 20. Não tem como ela continuar. E não adianta lei para fazer com que ela funcione. Ela só funciona se os 40 alunos que estavam nas contas iniciais chegarem até o final do curso. 

(Rep.) O descredenciamento da Faculdade Alvorada, no Distrito Federal, e das Universidades Gama Filho e Universidade da Cidade, no Rio de Janeiro, deixou mais de 14 mil alunos sem estudar. A única opção para não perder os meses cursados foi a transferência. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, disse que muitos deles ainda enfrentam problemas em relação à documentação. Para a senadora, o tema deve voltar a ser debatido na Comissão de Educação. 

(Ana Amélia) Muitos alunos continuam reclamando de não terem resgatado não só os documentos necessários para uma transferência, mas especialmente sobre as matérias que eles venceram ao longo do ano letivo e que são fundamentais no caso de uma transferência para uma nova instituição. Vamos evidentemente colocar isso como prioridade da Comissão de Educação, agora no retorno das nossas atividades legislativas. 

(Rep.) A próxima reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte deve ser definida com a volta dos trabalhos legislativos, em fevereiro.
29/01/2015, 05h01 - ATUALIZADO EM 29/01/2015, 05h01
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00