Cristovam Buarque lamenta queda na produção industrial — Rádio Senado

Cristovam Buarque lamenta queda na produção industrial

LOC: A QUEDA NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL, NO EMPREGO E O AUMENTO DE OCIOSIDADE FORAM CONSTATADOS PELA SONDAGEM INDUSTRIAL, PESQUISA PERIÓDICA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. 

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, LAMENTOU QUE O GOVERNO NÃO TIVESSE OUVIDO OS ALERTAS FEITOS HÁ 5 ANOS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TÉC: Os número da Sondagem Industrial realizada pela CNI mostraram que o Brasil está diminuindo sua produção. Em 2014, a utilização média da capacidade instalada de máquinas e empregados foi de 68%, enquanto em 2013 o percentual foi de 70%. A pesquisa foi realizada em janeiro com 2.168 empresas, sendo 874 de pequeno porte, 788 de médio porte e 524 de grande porte. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, lembrou que já havia alertado várias vezes que o atual modelo econômico levaria o país a uma crise no setor 

(CRISTOVAM) Eu insistindo, a Economia está bem - que é um texto que eu publiquei aí no Senado - a Economia está bem mas não vai bem, porque ela caminha para o desastre. E riam. Brincavam. Com uma euforia que esconde a verdade muito grande. Agora a verdade chegou e tá pagando o preço. 

(REPÓRTER) Cristovam ainda destacou que a redução ou o racionamento de água e energia elétrica poderão provocar inúmeros efeitos negativos em cadeia na economia brasileira. O senador argumentou que toda a indústria é dependente de eletricidade e de água, assim como a agricultura e o comércio e justificou que já estamos tendo apagões por falta de água nas represas: 

(CRISTOVAM) O racionamento mostra a sua cara com a queda de luz elétrica em muitos estados e no Distrito Federal 

(REPÓRTER) O indicador do número de empregos na indústria também caiu. O índice que fechou 2013 em 46,4 pontos desceu para 44,2 pontos no final de 2014. 
29/01/2015, 00h12 - ATUALIZADO EM 29/01/2015, 00h12
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00