Canabidiol sai da lista de substâncias proibidas no país — Rádio Senado

Canabidiol sai da lista de substâncias proibidas no país

LOC: A ANVISA LIBEROU O USO DO CANABIDIOL - UMA SUBSTÂNCIA ENCONTRADA NA MACONHA - PARA USO MEDICINAL. A DECISÃO FOI PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: ASSIM, O CANABIDIOL SAI DA LISTA DE SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS E PODE SER PRESCRITA COMO MEDICAMENTO.

TÉC: A decisão de liberar o canabidiol para uso medicinal foi tomada por unanimidade em reunião da Agência Nacional de vigilância Sanitária. Com isso, essa substância presente na maconha passa a ser considerada de uso controlado e poderá ser prescrita para o uso terapêutico. Doenças como epilepsia de difícil controle ou outros distúrbios neurológicos que provocam constantes crises de convulsão podem ser tratadas com o canabidiol. Na opinião da senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, a Anvisa tem a responsabilidade de fiscalizar, e cabe aos médicos a prescrição do medicamento mais adequado. Ela ressaltou que o canabidiol já é usado em outros países. 

(Lúcia Vânia) "Não só a epilepsia, mas tem outros casos que os estudos mostram os efeitos altamente positivos, que poderiam ser utilizados, desde que houvesse uma rigorosa fiscalização. Com essa possibilidade de liberar a maconha para uso médico, é cruel uma mãe ver o filho rolar no chão em convulsão se o mundo inteiro está usando". 

(Repórter): A ANVISA decidiu pela liberação do canabidiol porque estudos comprovam que a substância não causa dependência nem outros efeitos perigosos à saúde do paciente.
28/01/2015, 06h00 - ATUALIZADO EM 28/01/2015, 06h00
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00