Ações da estatal despencam e repercute entre senadores — Rádio Senado

Ações da estatal despencam e repercute entre senadores

LOC: A DIVULGAÇÃO DO BALANÇO DA PETROBRÁS DERRUBOU AS AÇÕES DA ESTATAL NA BOLSA DE VALORES E TEVE REPERCUSSÃO ENTRE OS SENADORES.  

LOC: O LÍDER DO PSDB NO SENADO, ALOYSIO NUNES FERREIRA, DE SÃO PAULO, DEFENDEU QUE O CONGRESSO DEVE CONTINUAR A INVESTIGAR AS IRREGULARIDADES NA ESTATAL. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI.  

TEC: Com quase três meses de atraso, o balanço divulgado pela Petrobrás não foi bem recebido pelo mercado. Os números do 3º trimestre de 2014 apontam lucro líquido de mais de 3 bilhões de reais, uma queda de quase 40 por cento em relação ao trimestre anterior. Um comunicado da presidência da Petrobrás estimava perdas de mais de 88 bilhões de reais relacionadas à corrupção descoberta na operação Lava-Jato, da Polícia Federal. No entanto, o Conselho de Administração da empresa considerou a metodologia inadequada e não levou em conta o cálculo dos desvios. O balanço não auditado desagradou aos acionistas. Nas bolsas de São Paulo e Nova Iorque as ações da empresa chegaram a cair mais de 10%. O senador Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, mostrou sua preocupação com os prejuízos à imagem da empresa. E lembrou que a perda de valor da Petrobrás afetou os que usaram seu FGTS para comprar suas ações 

(ALOYSIO): Você não pode apresentar o balanço com apenas um lado da questão, que é o resultado positivo, você tem de incluir, - balanço é um lado e outro – você tem de incluir também as perdas. E as perdas decorrentes da corrupção são enormes. Os grandes prejudicados com este tipo de irresponsabilidade no trato da empresa estão aqueles milhares de trabalhadores que usaram seus Fundo de Garantia para comprar ações da Petrobrás. O valor destas ações está reduzido a pó! 

(Repórter): O senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, ponderou que dada a importância da Petrobrás para a economia brasileira, é importante garantir a transparência nas contas para preservar a imagem da empresa. 

(SUPLICY): Tendo em vista a importância da Petrobrás como maior empresa brasileira,uma empresa que está sob o controle do estado, do governo, é de se esperar que a sua direção, o quanto antes, esclareça melhor todos estes pontos. 

(Repórter): O senador Aloysio Nunes Ferreira afirmou que o PSDB, o Democratas e o PPS entrarão com novo pedido de CPI para continuar a investigar a Petrobrás.
28/01/2015, 06h41 - ATUALIZADO EM 28/01/2015, 06h41
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00