PL que regulariza profissão de cuidador de idoso aguarda decisão da Câmara — Rádio Senado

PL que regulariza profissão de cuidador de idoso aguarda decisão da Câmara

LOC: PROJETOS DE LEI QUE TRATAM DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, APOSENTADORIA ESPECIAL, VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E CUIDADO AO IDOSO AGUARDAM DECISÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.  

LOC: AS PROPOSTAS FORAM APROVADAS NO SENADO E DEPENDEM DA APROVAÇÃO DOS DEPUTADOS PARA SEREM ENVIADAS À SANÇÃO PRESIDENCIAL. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

TÉC: Entre os projetos de lei aprovados pelo Senado e já encaminhados ao exame da Câmara dos Deputados está o que regulamenta a profissão de cuidador de pessoa idosa. De autoria do senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, a matéria foi aprovada no Senado em 2012. Pela proposta, a profissão deverá ser exercida por maiores de 18 anos que tenham concluído o ensino fundamental e curso de qualificação específico. Auxílio na realização de rotinas de higiene pessoal e de alimentação; cuidados preventivos de saúde e auxílio na mobilidade; e apoio emocional e para convivência social são algumas das funções do profissional. Moka espera que a Câmara aprove a matéria ainda em 2015. 

(MOKA) Esse é um projeto que eu, realmente, gostaria de vê-lo aprovado. E o que é importante, a população brasileira, a cada vez mais, tem maior número de idosos. Então, isso, por um lado é muito bom, está aumentando a longevidade, mas como hoje as pessoas saem para trabalhar, essas pessoas precisam ter alguém cuidando, que é o cuidador de idosos. 

(REPÓRTER) Outro projeto aprovado no Senado já encaminhado à Câmara dos Deputados é o que modifica o Código Penal para prever o crime de feminicídio. A proposta foi sugerida pela comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Violência contra a Mulher e define o crime como uma forma qualificada de homicídio praticado contra mulheres, sujeito à pena de doze a trinta anos de reclusão. Também aguarda a decisão dos deputados o projeto de lei que regulamenta a aposentadoria especial para os servidores públicos com deficiência. A proposta é do senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, e estende o benefício que os segurados da Previdência Social já têm direito. Da Rádio Senado, Iara Farias Borges.
27/01/2015, 02h32 - ATUALIZADO EM 27/01/2015, 02h32
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00