Cristovam faz relação entre genocídio dos judeus e medo dos terroristas muçulmanos — Rádio Senado

Cristovam faz relação entre genocídio dos judeus e medo dos terroristas muçulmanos

LOC: HÁ 70 ANOS, O EXÉRCITO SOVIÉTICO ENTROU EM AUSCHWITZ, ONDE MAIS 1 MILHÃO DE PESSOAS FORAM ASSASINADAS, PARA LIBERTAÇÃO DO MAIOR CAMPO DE EXTERMÍNIO NAZISTA 

LOC: PARA O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, GENOCÍDIO FOI UM DOS PIORES HORRORES DA HUMANIDADE. ELE ALERTA PARA PERIGOS DO PRECONCEITO E DO ÓDIO AOS JUDEUS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI 

TEC: No dia 27 de janeiro de 1945, tropas do exército soviético invadiram a região da Cracóvia no sul da Polônia, em sua marcha para Berlin. A Alemanha de Hitler havia tentado invadir a União Soviética em 1941 e havia sido detida às portas de Moscou. Na longa guerra que se seguiu, as forças soviéticas foram recuperando o terreno perdido até que entraram na Alemanha em 1945. No meio do caminho, havia a Polônia, com vários campos de extermínio instalados. Entre eles, os do complexo de Auschwitz, onde foram assassinados mais de 1 milhão e 300 mil prisioneiros. O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, destacou que o genocídio foi um dos piores horrores da história da humanidade. 

(CRISTOVAM): E o que aconteceu na Alemanha faz parte da civilização industrial, uma civilização cuja lógica que é o máximo de lucro apropriado pelo número de pessoas cada vez menor, faz com que se tenha utilizado o preconceito judaico, esse ódio aos judeus. 

(REPÓRTER): A 2ª Guerra Mundial causou a morte de mais de 60 milhões de pessoas, entre militares e civis. Mas a decisão dos nazistas de assassinar em massa os judeus e as populações de eslavos e ciganos tornou-se um dos maiores crimes da guerra. No conjunto de campos de concentração de Auschwitz, empresas alemãs como a Siemens, Ig Farben e Krupp instalaram fábricas que usavam mão de obra escrava que era morta a cada três ou quatro meses e substituída por novas levas de prisioneiros. Cristovam Buarque alerta que o antissemitismo continua presente em várias partes do mundo. E faz uma relação entre o genocídio dos judeus na guerra e o medo dos terroristas muçulmanos:

(CRISTOVAM): E hoje nós estamos tão incomodados com o terrorismo islâmico, que é contra a Palestina, que é contra os judeus e esquecemos que o grande crime contra os judeus não foi cometido pelo islamismo,não foi cometido por árabes, foi cometido por europeus. A nobre, a fantástica, a maravilhosa civilização alemã, berço da filosofia contemporânea, foi quem matou 6 milhões de judeus e jogou na diáspora outros tantos milhões.

(REPÓRTER): Após a 2ª guerra mundial, centenas de nazistas, entre eles Rodolph Höss, o comandante do campo de Auschwitz, foram julgados em Nuremberg pelos seus crimes de guerra. Höss e vários outros dirigentes de campos de extermínio foram condenados à morte e enforcados.
27/01/2015, 06h05 - ATUALIZADO EM 27/01/2015, 06h05
Duração de áudio: 02:45
Ao vivo
00:0000:00