Senado deve instalar CPI para investigar mortes de jovens negros no país — Rádio Senado

Senado deve instalar CPI para investigar mortes de jovens negros no país

LOC: CPI PARA INVESTIGAR MORTES DE JOVENS NEGROS NO PAÍS DEVE SER INSTALADA NO SENADO.

LOC: RELATÓRIO DIVULGADO PELO IPEA EM 2013, REVELOU QUE A CADA TRÊS JOVENS ASSASSINADOS NO PAÍS, DOIS SÃO NEGROS. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

TÉC: Com a volta dos trabalhos legislativos, deve ser instalada no Senado uma comissão parlamentar de inquérito para investigar mortes de jovens negros no Brasil. A proposta é defendida pela senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia. Ela lembra que levantamento do IPEA, o Instituto de Pesquisa Aplicada, mostra que a cada três assassinatos praticados no país, duas das vítimas são negras. Conforme o relatório, divulgado em 2013, a chance de um adolescente negro ser assassinado é 3,7 vezes maior que a de um adolescente branco. O documento ainda mostrou um aumento de mais de trinta por cento no número de homicídios de negros no Brasil entre 2001 e 2011. A senadora afirma que já tem apoio de 30 parlamentares para pedir a instalação da CPI, e pretende apresentar requerimento nos próximos dias. Lídice da Mata aposta que, com a criação do colegiado, será possível pensar em políticas públicas para modificar a realidade que afeta os jovens negros no país.

(Lídice) Vou recomeçar o ano reapresentando a CPI da Violência Contra a Juventude Negra, que nós no ano passado apresentamos, em função das eleições não foi possível viabilizar, mas que nós temos que retomar essa discussão.

(Rep).: Caso o requerimento para instalação da CPI seja aprovado, o colegiado terá cento e oitenta dias para apresentar relatório sobre o tema. No final de 2013, uma comissão sobre o assunto chegou a ser aprovada, mas acabou não sendo instalada.
26/01/2015, 05h59 - ATUALIZADO EM 26/01/2015, 05h59
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00