Cyro Miranda defende ampla reforma na Previdência Social — Rádio Senado

Cyro Miranda defende ampla reforma na Previdência Social

LOC: O SENADOR CYRO MIRANDA, DO PSDB DE GOIÁS, DEFENDE UMA REFORMA AMPLA NA PREVIDÊNCIA SOCIAL. 

LOC: SEGUNDO O SENADOR É PRECISO ACABAR COM OS EXAGEROS NOS VALORES DOS BENEFÍCIOS. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.  

TÉC: Em dezembro, a Presidência da República enviou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória que altera as regras para a concessão de benefícios da Previdência Social. De acordo com o texto, só terá direito a pensão por morte quem for casado ou viver em união estável por, pelo menos, dois anos. O valor pago também sofre mudanças. O beneficiário receberá 50 por cento do salário do morto mais 10 por cento de cada dependente, até atingir o limite de 100 por cento. O objetivo do Governo é cortar gastos. A previsão de economia é 18 bilhões de reais por ano. Na avaliação do senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, é preciso fazer uma reforma da Previdência que acabe com as aposentadorias com valores exagerados.

(Cyro) Esse país não aguenta continuar assim e não adianta. Nós vamos ter um número de inativos maior do que os pagantes e cada vez mais nós vamos oferecer menos para os contribuintes. Nós temos que acabar com as disparidades das aposentadorias que são extremamente exageradas. Por que um trabalhador normal recolhe o máximo durante a vida e inteira e quando vai se aposentar recebe no máximo oito mil reais enquanto há aposentadorias milionárias? 

(Rep.) De acordo com a MP, a partir de março o número mínimo de contribuições necessárias para a concessão da pensão por morte passa para 24 meses. Pela regra atual, apenas uma contribuição é necessária para ter acesso ao benefício. Para Cyro Miranda, se nada for feito o brasileiro terá uma aposentadoria cada vez menor.

(Ciro) O país tem que resolver esse problema da Previdência porque senão nós não vamos ter previdência. Nós vamos ter uma previdência parca. O que está acontecendo é que cada vez se diminuir o valor, então daqui um pouquinho ela vai chegar a pouco mais de um salário mínimo para poder abrigar todos.

(Rep.) A Medida Provisória já está em vigor, mas pode sofrer alterações no Congresso a partir de fevereiro.
26/01/2015, 05h39 - ATUALIZADO EM 26/01/2015, 05h39
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00