Moka defende mais campanhas para combater uso excessivo de álcool — Rádio Senado

Moka defende mais campanhas para combater uso excessivo de álcool

LOC: O BRASIL GASTA ANUALMENTE CERCA DE 250 MILHÕES DE REAIS COM INTERNAÇÕES RELATIVAS AO USO EXCESSIVO DE ÁLCOOL. 

LOC: PARA O SENADOR WALDEMIR MOKA, DO PMDB DO MATO GROSSO DO SUL, É PRECISO INVESTIR EM CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO. 

TÉC: O Brasil perde anualmente cerca de 7 por cento do Produto Interno Bruto em decorrência de problemas relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O prejuízo chegou a 372 bilhões de reais em 2014 e leva em conta os custos com faltas no trabalho, acidentes de trânsito e despesas médicas. Apenas com as internações por alcoolismo, o SUS gasta 249 milhões de reais por ano. Um estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde, OMS, aponta que o brasileiro bebe, em média, 8,7 litros de álcool por ano, Índice superior à média mundial que é de 6,2 litros. O consumo exagerado causa grandes prejuízos para os brasileiros. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 21 por cento dos acidentes de trânsito estão relacionado à bebida alcoólica. O senador Waldemir Moka, do PMDB do Mato Grosso do Sul, que também é médico, lembra que o alcoolismo causa diversas doenças graves, como o câncer e a cirrose. 

(Waldemir Moka) "Quantas e quantas pessoas perderam a vida não só nessa questão do acidente de trânsito, mas pessoas que ao longo da vida beberam e morreram de cirrose hepática e de doenças que a partir da ingestão excessiva do álcool vão consumindo as pessoas. Ela sempre será a droga de entrada". 

(Repórter) Ainda de acordo com a OMS, o alcoolismo mata por ano mais de três milhões de pessoas em todo o mundo. Para Waldemir Moka é preciso investir em campanhas de conscientização. 

(Waldemir Moka) "Já se tentou reprimir e proibir, mas eu acho que nós temos que partir para uma grande conscientização do mal que essa droga, embora lícita, legalizada, mas que é uma das piores coisas que a sociedade pode consumir. É claro que nós estamos falando do uso do álcool de forma exagerada". 

(Repórter) O Congresso Nacional analisa diversos projetos que tratam do tema. Entre eles, um projeto do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, já aprovado pelo Senado e em debate na Câmara, que torna crime a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
21/01/2015, 05h27 - ATUALIZADO EM 21/01/2015, 05h27
Duração de áudio: 02:30
Ao vivo
00:0000:00