Ana Amélia cobra agilidade nos acordos bilaterais entre Brasil e países da UE — Rádio Senado

Ana Amélia cobra agilidade nos acordos bilaterais entre Brasil e países da UE

LOC: A SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, DEFENDEU QUE OS ACORDOS BILATERAIS ENTRE O BRASIL E OS PAÍSES DA UNIÃO EUROPÉIA ENTREM EM VIGOR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.  

LOC: A SENADORA EXPLICA QUE O BRASIL TEM PERDIDO OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS COM A DEMORA ENTRE A ASSINATURA, APROVAÇÃO PELO CONGRESSO E A ENTRADA EM VIGOR DESTES ACORDOS. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

TEC: Em julho de 2010, o Brasil e a União Europeia assinaram um acordo sobre aviação estabelecendo normas para a fabricação, importação e exportação de aviões e helicópteros, assim como o tráfego destas aeronaves. Em julho de 2013, o Congresso Nacional aprovou o projeto, após três anos de análise. O texto foi devolvido à Casa Civil da Presidência da República, para alguma adequação, mas até hoje este acordo não foi publicado e, portanto, não entrou em vigor. A senadora Ana Amélia, do PP gaúcho, quer que estes compromissos tenham um andamento mais ágil, pois o Brasil perde diversas oportunidades de negócios:  

(ANA AMÉLIA):Sejam agilizados! A gente tem demorado muito aqui, acordos feitos aqui, por exemplo da aviação civil entre o Brasil e a União Europeia faz dois anos e tal. Um ano, mais de um ano, quase dois anos lá no gabinete civil esperando. Nós já aprovamos isso que coisa! Por que não volta? Não entra em vigor?  

(REPÓRTER): O acordo de aviação entre o Brasil e a União Europeia é a porta de entrada para uma maior integração entre o Brasil e os 27 países europeus. A senadora Ana Amélia cobra maior rapidez do governo para a implantação do acordo:  

(ANA AMÉLIA): Você fica brigando por um acordo Mercosul-União Europeia, mas tu já tens um pronto Brasil-União Europeia. Por que não faz no caso específico no caso da Aviação Civil? É um acordo que facilita a indústria. Nós temos a Embraer aqui. A Embraer será beneficiada. A Embraer é uma empresa brasileira numa área importante, que é a área espacial, né? Aeroespacial. 

(REPÓRTER): Entre os temas em discussão, a União Europeia tem grande interesse em implantar o sistema de Céus Abertos com o Brasil, que é a liberação da circulação de companhias aéreas livremente entre todos países. Entretanto, a existência de poucas empresas brasileiras no setor tem preocupado o governo, que teme a concorrência.
12/01/2015, 04h42 - ATUALIZADO EM 12/01/2015, 04h42
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00