Consumidores que economizarem água poderão ser recompensados — Rádio Senado

Consumidores que economizarem água poderão ser recompensados

LOC: OS INVESTIMENTOS PRIVADOS QUE CONTRIBUEM PARA A ECONOMIA E O USO RACIONAL DA ÁGUA PODERÃO SER RECOMPENSADOS. 

LOC: PROJETO DE LEI NESSE SENTIDO FOI APRESENTADO PELA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. CI

Repórter: A água é um bem de todos e o seu aproveitamento para empresas, abastecimento da população, represamento para lagos ou usinas, depende de uma concessão do Poder Público. A Comissão de Infraestrutura quer premiar os consumidores que conseguirem economizar água. Por isso apresentou um projeto de lei que autoriza os Comitês de Bacias Hidrográficas a oferecer incentivos, incluindo a redução da conta, para iniciativas que resultem em um uso racional dos recursos hídricos. Valdir Raupp, senador do PMDB de Rondônia, diz que é preciso reconhecer as boas práticas de utilização de um bem cada vez mais escasso.  

Valdir Raupp: Na regra atual, em especial, os grandes usuários não recebem incentivos para atuar na melhoria da qualidade e da quantidade da água disponível para todos; e, nesse sentido, a minuta pretende incluir a possibilidade de que os recursos oriundos da cobrança sejam destinados à qualificação da gestão hídrica pelo setor privado. 

Repórter: A proposta (PLS 397/2014) surgiu do Primeiro Fórum Nacional de Infraestrutura, promovido pela Comissão de Infraestrutura em março do ano passado. O projeto de lei será analisado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle antes de ser enviada ao Plenário do Senado. 
07/01/2015, 00h53 - ATUALIZADO EM 07/01/2015, 00h53
Duração de áudio: 01:18
Ao vivo
00:0000:00