Senadores tomam posse como ministros do governo Dilma — Rádio Senado

Senadores tomam posse como ministros do governo Dilma

LOC: QUATRO SENADORES TOMARAM POSSE LOGO DEPOIS DA CERIMÔNIA QUE MARCOU O INÍCIO DO SEGUNDO MANDATO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. 

LOC: OS NOVOS SENADORES SÃO SUPLENTES QUE SUBSTITUEM SENADORES ELEITOS COMO GOVERNADORES DE ESTADO OU COMO MINISTROS NOMEADOS. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

TÉC: Três senadores que antes eram suplentes passaram a exercer definitivamente o mandato depois que os titulares renunciaram para assumir o cargo de governador de estado. São eles: Hélio José, do PSD, que ocupou a vaga de Rodrigo Rollemberg, eleito governador do Distrito Federal; José Medeiros, do PPS, substituto de Pedro Taques, novo governador de Mato Grosso; e Regina Sousa, do PT, suplente de Welington Dias, que foi para o governo do Piauí. Também tomou posse no Senado, na condição de primeira suplente, Sandra Braga, do PMDB do Amazonas, mulher de Eduardo Braga, que se licenciou do mandato depois que foi nomeado ministro de Minas e Energia do governo da presidente Dilma Rousseff. Logo depois de assumir o mandato, José Medeiros, que é policial rodoviário federal, afirmou que o Congresso precisa responder aos anseios da população por mudanças: 

(José Medeiros) O país saiu de uma eleição mais fortalecida da democracia. Eu chego nesse momento nesse caldo de ebulição, mas ciente que posso contribuir muito para o Brasil e para representação do meu Estado. 

REPÓRTER: O novo senador do Distrito Federal, Hélio José, que é servidor público, explicou qual será o foco do seu mandato: 

(Hélio José) Minha atuação aqui principal vai ser de articular recursos para que Rollemberg possa fazer o desenvolvimento do seu programa que fora eleito, e que a presidenta Dilma possa também executar de forma adequada o seu mandato. 

REPÓRTER: No início de fevereiro, na abertura dos trabalhos legislativos, vão tomar posse mais dois suplentes de senadores nomeados ministros: Donizetti Nogueira, do PT do Tocantins, vai substituir Kátia Abreu, que assumiu o Ministério da Agricultura e Abastecimento; e Douglas Cintra, do PT de Pernambuco, vai ocupar a cadeira de Armando Monteiro, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
02/01/2015, 01h02 - ATUALIZADO EM 02/01/2015, 01h02
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00