Nova equipe ministerial é empossada pela presidente Dilma Rousseff — Rádio Senado

Nova equipe ministerial é empossada pela presidente Dilma Rousseff

LOC: A NOVA EQUIPE MINISTERIAL FOI EMPOSSADA NESTA QUINTA-FEIRA PELA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF. 

LOC: ENTRE OS 39 MINISTROS, TRÊS SÃO SENADORES. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI:  

TÉC: A senadora Kátia Abreu, do PMDB de Tocantins, assumiu o Ministério da Agricultura. Ela disse que vai priorizar a melhoria da renda dos pequenos produtores rurais: 

(KÁTIA ABREU) Atenção total. Se nós temos hoje 5 milhões de produtores rurais, apenas 750 mil estão na classe média rural brasileira. E a exemplo das cidades, o foco principal do ministério é aumentar essa classe média rural, buscando produtores da classe D e E. 

(REPÓRTER): Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, deixou o Senado para assumir o Ministério de Minas e Energia. Já o senador Armando Monteiro, do PTB de Pernambuco, foi para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Monteiro defendeu a aprovação de propostas que ajudem a tornar as empresas brasileiras mais competitivas no exterior: 

(MONTEIRO) Algumas questões na área tributária, que estão associadas, por exemplo, à reforma do ICMS. Temos a questão da tributação do comércio eletrônico. Há questões regulatórias. Temos a questão ligada à Lei de Licitações, o Marco Regulatório do setor mineral. Temos muito ainda o que fazer para melhorar esse ambiente de operação e o Congresso dará uma contribuição muito importante. 

(REPÓRTER) O primeiro ministro a ser empossado para o segundo mandato de Dilma Rousseff foi José Eduardo Cardozo, da Justiça. Ele sugeriu uma mudança na lei para que a União também se responsabilize pela segurança pública, atribuição que hoje é dos estados: 

(JOSÉ EDUARDO CARDOZO) Nós queremos mudar a Constituição para que a união possa ter um protagonismo maior seja do ponto de vista normativo, seja do ponto de vista das ações. Transformar a segurança publica em uma competência comum com os estados. Isso nos dará o pressuposto para a busca daquilo que nós queremos, que é a integração das policias. 

(REPÓRTER) A nova equipe econômica é formada pelos ministros da Fazenda, Joaquim Levy; do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa; além de Alexandre Tombini, que foi reconduzido ao cargo de presidente do Banco Central, que tem status de ministro.
01/01/2015, 05h54 - ATUALIZADO EM 01/01/2015, 05h54
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00