Senadores apontam reforma política como um dos principais temas para 2015 — Rádio Senado

Senadores apontam reforma política como um dos principais temas para 2015

LOC: SENADORES APONTAM REFORMA POLÍTICA E CONVALIDAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS COMO OS PRINCIPAIS TEMAS QUE FICARAM PENDENTES PARA 2015. 

LOC: TAMBÉM FOI LEVANTADA A NECESSIDADE DE “CORREÇÃO” NOS RUMOS DA ECONOMIA.

Repórter: Para o relator geral do orçamento de 2015, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, o Congresso termina o ano com algumas pendências na área econômica que terão que ser resolvidas em 2015. É o caso do debate sobre a convalidação dos incentivos fiscais, que só deve ser retomado na segunda quinzena de fevereiro.

Romero Jucá: "Eu acho que nós deixamos para 2015 a questão da convalidação dos incentivos fiscais, que tem profundidade e uma repercussão grande nos empregos e no nível de crescimento do país. Eu acho que tem a questão da reforma política que precisa ser encaminhada, apesar da matéria já ter sido votada em grande parte aqui no Senado e estar na Câmara dos Deputados. E o próprio ajuste econômico. Eu acho que a Presidenta Dilma e o Governo vão ter que corrigir os rumos da economia, e sem dúvida nenhuma o Congresso vai ser instado a aprovar uma legislação que possa dar suporte a essa mudança de rumo." 

Repórter: O adiamento da discussão que regulariza os incentivos fiscais estaduais questionados no Supremo Tribunal Federal foi decidido após reunião com o futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy. A proposta já foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos, mas ainda precisa passar pelo Plenário do Congresso. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, também considera urgente a discussão sobre a reforma política. Para ele, a reforma é fundamental para evitar que o sistema siga "sofrendo sérias distorções". 

Humberto Costa: "Fica clara a responsabilidade do Congresso Nacional nesse momento. É necessário discutir cláusula de barreira, coligações proporcionais, sistema de votação, reeleição, maior participação das mulheres e principalmente a questão do financiamento das campanhas eleitorais."

Repórter: Humberto Costa também ressaltou como principais temas para 2015 as reformas tributária, federativa, urbana e dos serviços públicos. 
30/12/2014, 04h42 - ATUALIZADO EM 30/12/2014, 04h42
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00