Projeto incentiva uso racional da água na aquicultura e agricultura — Rádio Senado

Projeto incentiva uso racional da água na aquicultura e agricultura

LOC: INTELIGÊNCIA NA HORA DE USAR A ÁGUA PARA A AQUICULTURA E AGRICULTURA. 

LOC: É O QUE QUER INCENTIVAR PROJETO DE LEI APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO TRAZ OS DETALHES. 

TÉC: O projeto de lei oferece benefícios como a dispensa de licenciamento ambiental, prioridade na concessão de autorizações para uso de recursos hídricos, preferência para a venda da produção ao governo, e incentivos fiscais e creditícios para quem comprovar o uso racional e integrado da água nas atividades de aquicultura e agricultura. O relator da proposta na Comissão de Assuntos Econômicos, senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, explicou como seria esse uso racional. 

(BLAIRO) A aquicultura integrada à agricultura é um sistema de produção de peixes integrado ao de vegetais de forma que haja benefícios para ambas as atividades. Dentre tais benefícios destacam-se a transformação de alimentos, a gestão de resíduos, a utilização da água e a geração de combustível. 

(REPÓRTER) O autor do projeto de lei, senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, ressaltou que é necessário incentivar o uso racional da água. 

(BENEDITO) Isso é uma contribuição extraordinária que se dá ao setor da pesca e da agricultura irrigada. vai trazer uma série de vantagens e benefícios dessa atividade que precisamos. com uma costa que temos e o percentual de água doce que temos precisamos produzir mais e economizar logicamente porque água hoje está sendo um problema no mundo. 

(REPÓRTER) O projeto de lei ainda terá que passar pelas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e de Agricultura e Reforma Agrária antes de poder ser enviado para a Câmara dos Deputados.
30/12/2014, 03h46 - ATUALIZADO EM 30/12/2014, 03h46
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00