No TCU, Vital garante isenção nos processos envolvendo a Petrobras — Rádio Senado

No TCU, Vital garante isenção nos processos envolvendo a Petrobras

LOC: EX-SENADOR GARANTE ISENÇÃO NO JULGAMENTO DE PROCESSOS ENVOLVENDO A PETROBRAS NO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 

LOC: VITAL DO RÊGO ASSUMIU UMA VAGA DE MINISTRO NA CORTE FISCALIZADORA NO ÚLTIMO DIA VINTE E DOIS DE DEZEMBRO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Após ter tido a indicação de ministro aprovada pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, o ex-senador Vital do Rêgo do PMDB da Paraíba já tomou posse no Tribunal de Contas da União. Ao substituir o ex-ministro José Jorge, que se aposentou compulsoriamente aos 70 anos de idade, Vital do Rêgo dará prosseguimento aos processos relatados pelo antecessor. Entre eles, estão as auditorias relacionadas à Petrobras. Uma delas trata da compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos. Com base em pareceres técnicos, José Jorge pediu a devolução de US$ 792 milhões referentes a prejuízos com o negócio e a responsabilização da antiga diretoria da Petrobras, incluindo os ex-diretores Sérgio Gabrielli, Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Nestor Cerveró, sendo os últimos investigados pela Polícia Federal pelo esquema de superfaturamento de contratos e desvio de recursos para partidos políticos. Na nova função de ministro e responsável por essas auditorias, Vital do Rêgo garantiu que atuará com independência na Corte. Ele assegurou ainda que terá isenção para assumir os processos da Petrobras apesar de ter sido presidente das duas CPIs que apuraram as denúncias de irregularidades na estatal. 

(Vital) O trabalho que fizemos como presidente, que é administrativo, não se confunde com o trabalho do magistrado. Ao magistrado cabe definir por elementos que são diferentes do trabalho de coordenador de uma CPI, que é um trabalho meramente administrativo. Acho que essas situações não se conflitam e são complementares. 

REPÓRTER: Vital do Rêgo tinha mandato de senador até 2019, mas renunciou ao cargo após indicação do PMDB para ser ministro do TCU. No lugar dele no Senado representando a Paraíba assumiu o primeiro suplente Raimundo Lira do PMDB.
26/12/2014, 10h28 - ATUALIZADO EM 26/12/2014, 10h28
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00