Teto do serviço público será corrigido de 29 para 33 mil reais — Rádio Senado

Teto do serviço público será corrigido de 29 para 33 mil reais

LOC: O TETO DO SERVIÇO PÚBLICO SERÁ CORRIGIDO DE 29 PARA 33 MIL REAIS. 

LOC: O SENADO APROVOU REAJUSTES NOS SALÁRIOS DE MINISTROS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, PRESIDENTE DA REPÚBLICA E PARLAMENTARES, ENTRE OUTROS. REPÓRTER MARCELLA CUNHA: 

(Repórter) Os senadores aprovaram reajustes salariais para os cargos de Presidente da República e vice, ministros de Estado, deputados federais e senadores, ministros do Supremo Tribunal Federal e Procurador-Geral da República. O maior percentual de aumento foi o dos parlamentares, que passarão a receber 26% a mais, o equivalente a 33 mil e 700 reais. Este também será o valor do salário dos ministros do STF – que estabelece o teto do serviço público - e do Procurador Geral da República, que obtiveram um aumento de 14%. Já a remuneração dos cargos de alto escalão do Executivo, incluindo o de Presidente da República e vice, não poderá ser superior a 30 mil e 900 reais, um acréscimo de quase 16% em relação ao valor atual. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, classificou o aumento como inoportuno à atual situação econômica brasileira. 

(Randolfe) “Estamos em recessão técnica desde agosto. Talvez fosse até mais adequado o PDS 200/2014, a proposta apresentada pela Presidente da Repúbica, que apresenta uma proposta de reajuste mais condizente com a inflação.” 

(Repórter) Já o relator das propostas, senador Gim, do PTB do Distrito Federal, defendeu que os aumentos são justos e demandas antigas, especialmente do Poder Judiciário. 

(Gim) “Não acredito que tenha sido inoportuno não. Era o momento de fazer. Eles já vinham pedindo esse reajuste há muito tempo. Nada mais justo você ter aqueles que tomam conta do Poder Judiciário bem remunerados. Poder Judiciário, Poder Legislativo e o Poder Executivo: eu sou a favor que todos ganhem com justiça.” 

(Repórter) Com a elevação do teto salarial, a remuneração de outros cargos também poderá sofrer reajustes. É o caso dos deputados estaduais, vereadores, ministros de tribunais superiores e juízes de instâncias inferiores ao STF. Também foram aprovados pelo Senado projetos que concedem gratificação a magistrados do Superior Tribunal de Justiça, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, do Tribunal Superior do Trabalho e aos membros da Justiça Militar da União. O benefício será concedido em casos como: atuação simultânea em mais de uma vara, em juizados especiais ou turmas recursais.
18/12/2014, 05h55 - ATUALIZADO EM 18/12/2014, 05h55
Duração de áudio: 02:27
Ao vivo
00:0000:00