Secretário do Tesouro diz que Brasil teve superávit melhor que maior parte do G20 — Rádio Senado

Secretário do Tesouro diz que Brasil teve superávit melhor que maior parte do G20

LOC: SECRETÁRIO DO TESOURO NACIONAL AFIRMA QUE O BRASIL TEVE MELHOR RESULTADO DE SUPERÁVIT PRIMÁRIO QUE A MAIOR PARTE DOS PAÍSES DO G20. 

LOC: ARNO HUGO AUGUSTIN FILHO PARTICIOU DE AUDIÊNCIA NA COMISSÃO MISTA DE PLANOS, ORÇAMENTOS PÚBLICOS E FISCALIZAÇÃO DO CONGRESSO PARA ESCLARECER O CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

(Repórter) A audiência ocorreu em meio à polêmica aprovação do projeto que permitiu ao governo romper a meta estipulada para o superávit primário, dinheiro reservado para abater dívidas. O projeto, sancionado pela presidente Dilma Roussef, autorizou que os gastos com o PAC e com as desonerações tributárias fossem retirados da meta inicial de superávit primário, fixada na LDO em 116 bilhões de reais. O secretário do Tesouro explicou que nos últimos anos a meta de superávit primário foi cumprida: em 2012 era de 71 bilhões de Reais, e o resultado foi de 85 bilhões. Em 2013, era de 73 e o resultado passou de 74 bilhões. Já em 2014, segundo ele, o governo tem uma projeção de 10 bilhões. Ele disse que o que levou à necessidade de ter um superávit primário menor foi a evolução de gastos estruturalmente importantes para a economia. 

(Arno Hugo Augustin Filho) O principal é a educação que crescemos de 13,2 bilhões em 2002 para 75 bilhões em 2013 e essa tendência vai continuar de crescimento. saúde mesma coisa de 25 para 83 bilhões, bolsa família que é um gasto fundamental...e o mais importante é o investimento crescente na infraestrutura brasileira, nos até novembro já pagamos 73,6 bilhões de investimento. 

(Repórter) O secretário do Tesouro lembrou que muitos países têm superávit primário negativo, como Japão, Reino Unido e os Estados Unidos. E que o Brasil é um dos países que tiveram o melhor resultado primário em 2013 e que, em 2014, ainda estará melhor que a maior parte dos países do G20. Augustin destacou que o Brasil tem uma taxa de desemprego também menor do que a maioria do G20. Mas a senadora a Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul disse estranhar que, apesar do baixo desemprego, o gasto com seguro desemprego foi de 48 bilhões de reais 

(Ana Amélia) Para se ter ideia do valor do que isso significa, bolsa família em 2014 deverá chegar a 24 bi...como explicar? 

(Repórter) Para o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, as contas do governo não fecham. 

(Cyro Miranda) temos que ser mais realistas, não podemos jogar para debaixo do tapete e usar artifícios..foi o executivo que meteu o pé pelas mão, isso é indefensável. 

(Repórter) A audiência atende determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê o comparecimento periódico, do secretário do Tesouro ao Congresso para esclarecer os gastos do governo. Mas a última vez que o secretário participou dessa audiência foi em julho de 2012.
18/12/2014, 01h26 - ATUALIZADO EM 18/12/2014, 01h26
Duração de áudio: 02:52
Ao vivo
00:0000:00