Relator da CPMI afirma que já fez as mudanças cabíveis no relatório — Rádio Senado

Relator da CPMI afirma que já fez as mudanças cabíveis no relatório

LOC: APÓS A OPOSIÇÃO APRESENTAR PARECER ALTERNATIVO, O RELATOR DA CPI MISTA DA PETROBRAS DISSE QUE JÁ FEZ AS MUDANÇAS CABÍVEIS. 

LOC: A BASE ALIADA VAI TENTAR APROVAR NESTA QUINTA-FEIRA O RELATÓRIO OFICIAL, QUE CONFIRMA A EXISTÊNCIA DO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO, MAS ISENTA POLÍTICOS. A REPORTAGEM É DE HERICA CHRISTIAN. 

(Repórter) No relatório paralelo da oposição, o deputado Carlos Sampaio do PSDB de São Paulo declarou que as fraudes em licitações e o superfaturamento de contratos da Petrobras superam o escândalo do mensalão pelo desvio de mais de R$ 12,5 bilhões da estatal. Com base em documentos recebidos pela CPI Mista, ele explicou que o esquema de corrupção foi operado pelo PT, PMDB e PP, que indicaram cinco diretores, que tinham autonomia para fechar contratos com 13 empresas que repassavam para os partidos propina no valor de 3 a 5% do que recebiam da Petrobras. Carlos Sampaio pediu o indiciamento por 15 crimes de 59 pessoas, entre elas, a atual presidente da Petrobras, Graça Foster, o ex-diretor Sérgio Gabrielli, além do tesoureiro do PT, João Vaccari. Carlos Sampaio sugerIU ao Ministério Público que investigue 36 citados pelos acusados, incluindo parlamentares. Ele solicitou ainda a responsabilização do antigo Conselho Administrativo e da diretoria da Petrobras, em especial da ex-ministra Dilma Rousseff, pelo prejuízo de 1,2 bilhão de dólares relacionado à compra da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais, afirmou que o relatório da oposição reflete a realidade das investigações. 

(Aécio Neves) O relatório apresentado pelas oposições supre uma enorme lacuna deixada pelo relatório oficial, portanto, resgata o papel do Congresso Nacional mostrando a complexidade dessa organização criminosa que se instalou nos últimos 12 anos do governo do PT no núcleo da nossa maior empresa. 

(Repórter) O relator oficial, deputado Marco Maia, do PT gaúcho, já alterou o parecer ao admitir o prejuízo com a compra de Pasadena e ao pedir novos indiciamentos. Mas afirmou que não vai acatar outras sugestões da oposição por considerá-las políticas. 

(Marco Maia) 90% das questões levantadas no relatório do deputado Carlos Sampaio estão incluídas no meu relatório. Há uma diferença nos indiciamentos que são propostos pelo deputado Carlos Sampaio. Eu, por exemplo, não concordo com o indiciamento da presidenta Dilma porque isso é um exagero e joga a CPI para outro debate que é um debate meramente político.  

(Repórter) Numa sessão sem a base aliada, a oposição chegou a rejeitar o relatório oficial na tentativa de aprovar o do deputado Carlos Sampaio. Mas por falta de quórum, a sessão foi encerrada e convocada uma nova para esta quinta-feira.
17/12/2014, 10h48 - ATUALIZADO EM 17/12/2014, 10h48
Duração de áudio: 02:37
Ao vivo
00:0000:00