Comissão que trata da transposição do rio aprova relatório de trabalhos — Rádio Senado

Comissão que trata da transposição do rio aprova relatório de trabalhos

LOC: A COMISSÃO DO SENADO QUE ACOMPANHOU AS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO, APROVOU SEU RELATÓRIO NESTA QUARTA-FEIRA. 

LOC: O RELATOR, SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO, DEFENDEU A REALIZAÇÃO DA OBRA E PEDIU A CRIAÇÃO DE UMA NOVA COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO NA LEGISLATURA QUE INICIARÁ EM 2015. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, apresentou o relatório dos trabalhos da Comissão Especial que acompanhou as obras de transposição e revitalização do rio São Francisco. O senador deu parecer favorável à execução da obra e defendeu a continuidade dos trabalhos de acompanhamento pelo Senado: 

(Humberto Costa) Em primeiro lugar, é preciso prosseguir acompanhando as obras de transposição, cuja conclusão está prevista para 2015 e de revitalização, que são requisitos para a oferta de abundante de recursos hídricos depois de terminadas as obras. É por essa razão que propomos a criação de uma nova comissão para acompanhar essas iniciativas na próxima legislatura. 

(Repórter) O projeto tem 477 quilômetros de canais, quatro túneis, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios. As obras foram iniciadas em 2007, com previsão para serem concluídas em 2010. Entretanto só devem ser finalizadas em dezembro de 2015. O custo total estimado aumentou de R$ 4,2 bilhões para R$ 8,2 bilhões. A meta é levar a água do Rio São Francisco a 12 milhões de pessoas em quatro estados nordestinos: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
17/12/2014, 08h01 - ATUALIZADO EM 17/12/2014, 08h01
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00