CDR aprova relatório de avaliação das políticas públicas para o Turismo — Rádio Senado

CDR aprova relatório de avaliação das políticas públicas para o Turismo

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO APROVOU NESTA QUARTA-FEIRA O RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TURISMO.  

LOC: DE ACORDO COM O DOCUMENTO, O TURISMO DEVE SER TRATADO COMO ÁREA ESTRATÉGICA PARA A ECONOMIA BRASILEIRA.

TÉC: A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo aprovou o relatório da senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, sobre a estruturação dos destinos turísticos brasileiros. Durante o ano, a CDR analisou questões como elaboração de planos regionais de incentivo, infraestrutura, desenvolvimento das regiões turísticas e competitividade dos destinos. Entre as sugestões do relatório final, a senadora Lidice da Mata destacou a necessidade de promoção do Brasil como destino turístico nos países vizinhos e a importância da qualificação de mão de obra no setor com o apoio de estados e municípios. Na opinião da relatora, o turismo precisa ser encarado com uma atividade econômica estratégica para o Brasil. 

Lidice da Mata: "Alguns acham que o turismo pode ser para o Brasil o que é a agricultura hoje. Primeiro porque ele emprega tanto ou mais que a atividade agrícola no Brasil. Segundo porque ele tem potencial de se transformar num grande vetor de desenvolvimento do país"

Repórter: O presidente da CDR, senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe elogiou a escolha do turismo como tema para análise de política pública pela comissão. Ele acredita que o relatório traz contribuições importantes para o setor. 

Antonio Carlos Valadares: "o congresso tem a sensibilidade política e a capacidade técnica e a autonomia institucional para produzir diagnostico e sugerir aprimoramento no rumo das políticas publicas vigentes de forma a aumentar o bem estar da população e é isso que a senadora atinge com o seu relatório".

Repórter: Para elaborar o relatório, os senadores fizeram visitas técnicas e promoveram audiências públicas para tratar do tema. A análise faz parte de uma resolução do Senado, para que as comissões temáticas acompanhem e avaliem uma política publica ligada à sua área de atuação. O resultado final do trabalho da CDR será encaminhado para as secretarias de turismo dos 26 estados e do Distrito Federal, para a Casa Civil, Ministério do Turismo, Tribunal de Contas da União, e entidades de áreas ligadas ao setor, como da aviação, turismo e comércio.
17/12/2014, 11h54 - ATUALIZADO EM 17/12/2014, 11h54
Duração de áudio: 02:14
Ao vivo
00:0000:00