CAS deve analisar projeto que estabelece critérios para o Revalida — Rádio Senado

CAS deve analisar projeto que estabelece critérios para o Revalida

LOC: O PROJETO QUE INSERE EM LEI OS CRITÉRIOS DO REVALIDA DEVE SER ANALISADO PELA A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA. 

LOC: O REVALIDA É UM EXAME QUE VALIDA, NO BRASIL, OS DIPLOMAS DE MEDICINA EXPEDIDOS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO EXTERIOR.REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) O Projeto de Lei de autoria do senador Alfredo Nascimento, do PR do Amazonas, insere na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB, critérios para a realização de exames que validem os diplomas de medicina, emitidos no exterior. Atualmente a avaliação, conhecida como “Revalida”, obedece os critérios criados através de uma portaria interministerial. O relator do Projeto, senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte, que também é médico, é favorável à medida. Para ele essa é uma forma de proteger a sociedade brasileira de falsos profissionais. 

(Paulo Davim) “Essa é uma forma de proteger a sociedade de eventuais profissionais que não tenham boa formação ou até mesmo de profissionais que se dizem médicos, e não o são, de fato. No Brasil, isso é muito comum. O Conselho Federal de Medicina tem inúmeros, milhares de casos de charlatanismo; pessoas que se dizem médicos e que não são médicos; que não terminaram a formação ou nem sequer tiveram, mesmo que incompleta, a formação de médico.” 

(Repórter) O projeto de Alfredo Nascimento determina que para a validação dos diplomas, o profissional precisa ter cursado no mínimo 7.200 horas-aulas, divididas ao longo de seis anos. Também é necessário um exame teórico e o cumprimento de prática supervisionada. Se for aprovado na Comissão de Assuntos sociais, o projeto segue para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
15/12/2014, 03h50 - ATUALIZADO EM 15/12/2014, 03h50
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00