Plenário e comissões já utilizam novos painéis eletrônicos de votação — Rádio Senado

Plenário e comissões já utilizam novos painéis eletrônicos de votação

LOC: A SESSÃO PLENÁRIA DO SENADO E A REUNIÃO DA CAE DESTA TERÇA-FEIRA JÁ UTILIZARAM OS NOVOS PAINÉIS ELETRÔNICOS DE VOTAÇÃO. 

LOC: AO INAUGURAR O NOVO SISTEMA, O SENADOR RENAN CALHEIROS TAMBÉM FEZ UM BALANÇO DA ECONOMIA QUE A CASA VEM FAZENDO DESDE 2012. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) O novo sistema de votação é mais moderno e permitirá agilidade nas votações, o registro da orientação de lideranças, a exibição de vídeos e apresentações sobre temas discutidos nas sessões ou reuniões. Ele também vai transmitir a TV Senado, o que possibilita que pessoas em qualquer lugar nas galerias possam ver quem está falando. O sistema também permite a publicação, em tempo real, dos resultados da votação em meio eletrônico. Os pontos de votação são biométricos e adaptados para pessoas com deficiência. Esse sistema custou quatro milhões de reais e foi pago com parte dos recursos da venda da folha de pagamentos do Senado ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica. O sistema será instalado nas outras comissões durante o recesso parlamentar. O presidente do Senado, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, disse que o sistema antigo estava defasado. 

(Renan Calheiros) “Estavam completamente em descompasso com os tempos modernos que nós vivemos hoje. Os novos equipamentos de votação do Plenário serão acessíveis inclusive àqueles que não podem mover as mãos. Eles Também terão tecla com relevo em braile e exibirão o voto do parlamentar, que em seguida, o confirmará”. 

(Repórter) Renan Calheiros também informou que a Casa economizou 530 milhões de reais e investiu 67 milhões de reais nos últimos dois anos. Como exemplo, ele disse que o Senado baixou de 16 milhões de reais gastos com diárias e passagens para os senadores em 2010 para quase três milhões de reais, em 2014. Também as horas-extras dos servidores tiveram uma queda significativa de 2010 para 2014: de 63 milhões para cinco milhões de reais. 

(Renan Calheiros) “São cortes significativos que foram feitos pela Mesa Diretora. Como todos sabem, não foram fáceis. Essa Mesa fez grandes e pequenas alterações, mas todas igualmente com as mesmas dificuldades”. 

(Repórter) Esses e outros dados estão no relatório de prestação de contas, que será publicado na próxima terça-feira, dia 16 de dezembro.
09/12/2014, 07h28 - ATUALIZADO EM 09/12/2014, 07h28
Duração de áudio: 02:20
Ao vivo
00:0000:00