Obras do Plano Brasileiro de Turismo não foram concluídas, aponta relatório — Rádio Senado

Obras do Plano Brasileiro de Turismo não foram concluídas, aponta relatório

LOC: NÃO FOI CONCLUÍDA NENHUMA OBRA DE MELHORIA PREVISTA PARA 2013 DO PLANO BRASILEIRO DE TURISMO. ALÉM DISSO, O NÚMERO DE TURISTAS CONTINUA BAIXO NO BRASIL APESAR DOS GASTOS COM A COPA DO MUNDO. 

LOC: A INFORMAÇÃO FOI APRESENTADA PELA SENADORA LÍDICE DA MATA NO RELATÓRIO PRELIMINAR SOBRE POLÍTICAS PARA O TURISMO E CHAMOU ATENÇÃO PARA O DÉFICIT BRASILEIRO NA BALANÇA DE PAGAMENTOS NO SETOR. O REPÓRTER FLORIANO FILHO TRAZ OS DETALHES: 

TÉC: O relatório preliminar foi apresentado na reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, pediu uma ampla reforma da coordenação da política de turismo no Brasil. Ela lembrou que, por falta de medidas adequadas, o país avançou no setor menos até do que países vizinhos como Chile e Peru. Com isso a vinda de novos turistas não tem crescido, enquanto um grande número de brasileiros procuram destinos internacionais. 

(Lídice da Mata) O número de chegada de turistas ao Brasil é de pouco mais de 0,5% de todo o fluxo mundial e em termos absolutos tem se estagnado ao redor de seis milhões de turistas internacionais. 

REPÓRTER: Segundo Lídice, nem os investimentos da Copa do Mundo melhoraram a situação. O resultado é um déficit de 17 bilhões de dólares na balança de pagamentos. Por isso, a senadora baiana considera o setor estratégico para o país, porque também gera emprego e renda sem impacto ambiental. Ela pediu maior eficiência nos gastos do setor e mobilização de especialistas que possam ajudar o turismo brasileiro a ganhar novo impulso. O relatório final será votado no próximo dia 10 em nova reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional.
03/12/2014, 04h46 - ATUALIZADO EM 03/12/2014, 04h46
Duração de áudio: 01:32
Ao vivo
00:0000:00