CAS vai debater aumento dos casos de câncer de intestino no Brasil — Rádio Senado

CAS vai debater aumento dos casos de câncer de intestino no Brasil

LOC: O AUMENTO DOS CASOS DE CÂNCER DE INTESTINO NO BRASIL VAI SER TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS AMANHÃ (4).  

LOC: OS ESPECIALISTAS QUEREM ESTABELECER UMA CAMPANHA NACIONAL PARA ALERTAR A POPULAÇÃO SOBRE OS RISCOS DA DOENÇA. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

TÉC: A Comissão de Assuntos Sociais vai discutir a incidência do câncer de intestino na população brasileira. Para isso, a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, convidou cinco especialistas para explicar a importância de ações de conscientização sobre a doença. Autora do requerimento para a audiência pública, a senadora explicou que a intenção é criar uma campanha a exemplo das que já existem para o câncer de mama e o câncer de próstata. 

(Ana Amélia)  O câncer do intestino é insidioso. Quando os sintomas aparecem a doença já esta em estágio avançado. Então muita questão relacionada a prevenção na questão do câncer de mama de próstata que aqui a comissão tratou e o câncer de intestino também tem essa relevância, e queremos instituir aqui o “maio laranja”, que será como o outubro rosa e o novembro azul uma forma de alertar para esse câncer. 

(REPÓRTER) Segundo os especialistas, quando diagnosticado de forma precoce, a chance de cura do câncer de intestino chega a noventa por cento dos casos. Os médicos alertam que o excesso de peso, o consumo excessivo de gorduras e carnes vermelhas e a baixa ingestão de alimentos ricos em fibras podem facilitar as condições para o aparecimento da doença.
03/12/2014, 00h30 - ATUALIZADO EM 03/12/2014, 00h30
Duração de áudio: 01:20
Ao vivo
00:0000:00