Comissão pode votar projeto que torna Lupicínio Rodrigues patrono da MPB — Rádio Senado

Comissão pode votar projeto que torna Lupicínio Rodrigues patrono da MPB

LOC: LUPICÍNIO RODRIGUES PODERÁ SER O PATRONO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. 

LOC: PROJETO COM ESSE OBJETIVO ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: O projeto de lei apresentado pelos senadores gaúchos, Ana Amélia, do PP; Paulo Paim, do PT; e Pedro Simon, do PMDB; declara o compositor, cujo centenário se comemora neste ano, o patrono da Música Popular Brasileira. Os senadores destacam que Lupicínio Rodrigues é uma das maiores expressões musicais do País, reunindo todas as condições necessárias para ser declarado Patrono. O gaúcho de Porto Alegre foi um dos mais inspirados e originais compositores da música popular brasileira. Permaneceu ao longo da vida fora do eixo Rio–São Paulo, sempre fiel à sua vocação e ao estilo de vida de discreta boemia, destacou o relator, senador Cyro Miranda, presidente da Comissão de Educação. Ele lembrou que Lupicínio construiu uma obra de apurada sensibilidade cuja marca mais característica são os sambas-canções com letras belíssimas, que traduzem a desilusão amorosa. 

(CYRO) Difícil é enumerar, sem injustiças, os nomes dos cantores e cantoras que alcançaram algumas de suas mais notáveis interpretações com composições de Lupicínio. Vale destacar, ainda, a interpretação, tão sensível como elegantemente contida, do próprio compositor. não podemos senão nos deixar arrebatar e reconhecer que estamos diante de um dos gigantes da nossa música. - musica sobe e desce. 

(REPÓRTER) Depois da Comissão de Educação, o projeto poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados, sem necessidade de votação pelo plenário.
02/12/2014, 01h01 - ATUALIZADO EM 02/12/2014, 01h01
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00