Clima tenso suspende sessão que debate mudança nas metas fiscais — Rádio Senado

Clima tenso suspende sessão que debate mudança nas metas fiscais

LOC: CLIMA TENSO SUSPENDE SESSÃO DO CONGRESSO QUE DISCUTE MUDANÇA NAS METAS FISCAIS DE 2014. 

LOC: ELA SERÁ RETOMADA NESTA QUARTA-FEIRA ÀS 10 HORAS DA MANHÃ. REPÓRTER MARCELLA CUNHA 

(Repórter) A sessão do Congresso destinada a apreciar o projeto que flexibiliza o cumprimento da meta do superávit primário de 2014 só será retomada nesta quarta-feira. A sessão foi suspensa devido à impossibilidade de esvaziar as galerias do Plenário, conforme ordem do Presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas. A determinação foi feita após manifestantes terem ofendido a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas. Parlamentares da oposição, porém, subiram até as galerias, o local destinado para que cidadãos possam acompanhar as sessões, para impedir que a Polícia Legislativa os retirassem. Para o senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, o tumulto foi causado por não ter sido permitida a entrada de todas as pessoas que desejavam assistir à sessão, mas apenas daquelas que possuíam senhas distribuídas aos partidos. 

(Aécio Neves) “Ao impedir o povo brasileiro de participar desta sessão, radicalizou-se o clima. E é uma ilusão porque o povo está participando, nas rede sociais, em casa, nas universidades e vai participar cada vez mais. Faltou, ao meu ver, aqui hoje respeito à democracia.” 

(Repórter) Já o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana, do PT do Rio Grande do Sul, afirmou que faltou respeito à maioria e que o funcionamento do Parlamento foi colocado em risco. 

(Henrique Fontana) “O que aconteceu aqui hoje foi um golpe à democracia. Ou seja, nós temos uma maioria constituída para sustentar uma política econômica que garante o nível de empregos que o país tem hoje. E a oposição foi para a galeria obstruir a sessão. Eu vi diversos parlamentares da oposição da galeria comandando um processo para inviabilizar a votação. Então isto é muito grave.” 

(Repórter) Para votar o projeto de mudança fiscal, será preciso, primeiro, votar dois vetos presidenciais que trancam a pauta.
02/12/2014, 09h10 - ATUALIZADO EM 02/12/2014, 09h10
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00