PL determina que escolas de ensino fundamental sejam em tempo integral — Rádio Senado

PL determina que escolas de ensino fundamental sejam em tempo integral

LOC: ATÉ 2025 AS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DEVERÃO SER DE TEMPO INTEGRAL. 

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO QUE ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. AO TODO, 13 ITENS AGUARDAM DELIBERAÇÃO NA REUNIÃO DESTA TERÇA-FEIRA. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e também o Plano Nacional de Educação, aprovado neste ano, para que seja implantada, nos próximos dez anos, a escola de tempo integral para todo o ensino fundamental da rede pública. A ideia é que o turno integral seja implementado gradativamente a partir do primeiro ano em 2016, até que todo o ensino fundamental esteja no novo regime em 2025. O autor do projeto, senador Wilson Matos, do PSDB do Paraná, destaca que o pouco tempo que o estudante fica na escola explica, em parte, o atraso brasileiro nos índices educacionais. Para ele, a mudança deverá ter um impacto na melhoria da qualidade do ensino como um todo. O senador defende um programa pedagógico com mais conteúdos específicos de Matemática, Ciências e Língua portuguesa. O restante do tempo deverá ser dedicado à aprendizagem de artes, estudos filosóficos, esportes e demais programas, como explica Wilson Matos. 

(WILSON) 50 por cento dos que chegam ao ensino superior hoje são analfabetos funcionais, essa é a grave situação, nós não conseguiremos fazer um ensino médio melhor e nem uma universidade melhor se não corrigimos rapidamente essa base que está muito deficitária. Acho que chegou a hora. 

(REPÓRTER) O relator, senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, elogiou a iniciativa e apresentou emenda para incluir a educação infantil no sistema integral: 

(CRISTOVAM) Um horário a mais na escola tem a vantagem de um horário a menos na rua, uma hora a mais vale por duas horas ou três ou quatro pelo que evita de perda que a rua provoca na criança, e quando digo a rua digo certos programas que ficam assistindo, certos videogames a que se dedicam, sem falar de coisas piores que a gente sabe que acontece no mundo da droga de hoje. 

(REPÓRTER) O projeto é terminativo na Comissão de Educação, e poderá seguir diretamente para a Câmara se não houver recurso para votação no plenário.
01/12/2014, 00h29 - ATUALIZADO EM 01/12/2014, 00h29
Duração de áudio: 02:13
Ao vivo
00:0000:00