Congresso pode votar crédito para pagar beneficiários do Aerus — Rádio Senado

Congresso pode votar crédito para pagar beneficiários do Aerus

LOC: A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA O PAGAMENTO DOS PENSIONISTAS DO FUNDO AERUS ESTÁ NA PAUTA DA SESSÃO DO CONGRESSO DE TERÇA FEIRA. 

LOC: A EXPECTATIVA É PELA APROVAÇÃO DOS 248 MILHÕES DE REAIS PARA A PREVIDENCIA CUMPRIR A DECISÃO JUDICIAL. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) O drama dos aposentados e pensionistas do fundo Aerus pode estar mais perto de uma solução. Um projeto do congresso nacional deve ser votado na terça feira para destinar recursos do orçamento para a quitação do débito. A matéria pede a liberação de 248 milhões de reais para o ministério da Previdência Social cumprir a decisão judicial que obriga o pagamento aos participantes do Aerus. Em entrevista ao programa Conexão Senado, da rádio Senado, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, disse que já existe acordo para a votação da proposta. 

(Paulo Paim) “Isso não é uma disputa de governo com oposição, todos concordam que esse PL tem que ser aprovado pra garantir o aporte de recursos e por isso eu estou muito convicto que na próxima terça feira teremos quorum e o projeto será votado”. 

(Repórter) O instituto Aerus de Seguridade Social foi liquidado em 2006 e era o fundo de pensão dos aposentados e pensionistas das extintas companhias aéreas Varig, Cruzeiro e Transbrasil. Os participantes aguardam o cumprimento da decisão judicial que obriga o governo a assumir a folha de pagamento do fundo, de cerca de 30 milhões de reais mensais. Segundo o sindicato da categoria, a demanda envolve mais de dez mil aposentados aeronautas e aeroviários. Segundo Paulo Paim, cerca de mil beneficiários do fundo morreram enquanto aguardavam o pagamento do beneficio. PLN 31/2014
01/12/2014, 00h59 - ATUALIZADO EM 01/12/2014, 00h59
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00