600 vistos por mês são dados para haitianos, diz indicado para embaixada — Rádio Senado

600 vistos por mês são dados para haitianos, diz indicado para embaixada

LOC: SEISCENTOS VISTOS POR MÊS SÃO CONCEDIDOS PARA HAITIANOS EMIGRAREM PARA O BRASIL REGULARMENTE. DESDE O INÍCIO DE 2012, JÁ FORAM LIBERADOS TREZE MIL VISTOS. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O EMBAIXADOR INDICADO PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PARA PORTO PRÍNCIPE, FERNANDO DE MELLO VIDAL. A INDICAÇÃO DELE E DE OUTROS TRÊS DIPLOMATAS FORAM APROVADAS NESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL. OS NOMES SEGUEM PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: O embaixador Fernando de Mello Vidal, indicado para a embaixada brasileira no Haiti, afirmou que a entrada ilegal de haitianos no Brasil a partir de 2013 criou uma situação crítica para o Acre. Segundo ele, a solução tem sido trabalhada pelo Itamaraty, junto com o governo federal, estadual e prefeituras. Ele explicou que a grande maioria dos 600 vistos concedidos por mês em Porto Príncipe é de reunião familiar - haitianos já instalados no Brasil que querem trazer a família. Segundo ele, desde o início de 2012 o consulado já concedeu 13 mil vistos. Há no Brasil uma rede de recepção, cadastramento, acolhimento e encaminhamento de haitianos a empresas interessadas. O embaixador acredita que o mercado de trabalho brasileiro tem sido capaz de absorver esses haitianos, principalmente no sul. 

(EMBAIXADOR) é uma política excepcional de concessão de vistos, e o objetivo é desestimular a entrada irregular sobretudo pelo acre e manter o controle sobre os que entram de maneira regular. 

(REPÓRTER) Fernando Vidal lembrou que 80% dos haitianos estão desempregados e não têm acesso à eletricidade. O Haiti é o país que mais recebe cooperação técnica do Brasil, especialmente em saúde e segurança alimentar. O senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, afirmou que, apesar dos esforços do governo, a entrada ilegal de haitianos continua a preocupar os acrianos. 

(ANIBAL) A entrada de haitianos via acre se aproximou a 30 mil já, é um número de entradas irregulares infinitamente superior ao número mensalmente regularizado na embaixada brasileira em Porto Príncipe, então tem uma missão dificílima aí. 

(REPÓRTER) O embaixador informou ainda que, hoje, mil e trezentos soldados brasileiros participam da força de paz da ONU no Haiti, liderada pelo Brasil. A missão foi prorrogada até outubro de 2015, e as tropas brasileiras serão reduzidas pela metade até junho do ano que vem.
27/11/2014, 00h33 - ATUALIZADO EM 27/11/2014, 00h33
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00