Jovens Senadores aprovam três projetos de lei voltados para educação — Rádio Senado

Jovens Senadores aprovam três projetos de lei voltados para educação

LOC: TERMINOU NESTA SEXTA-FEIRA A EDIÇÃO DE 2014 DO PROJETO JOVEM SENADOR. 

LOC: VINTE E SETE REPRESENTANTES DE CADA UNIDADE DA FEDERAÇÃO ESTIVERAM NO SENADO PARA VIVENCIAR O FUNCIONAMENTO DO PODER LEGISLATIVO. REPÓRTER MARCELLA CUNHA 

TÉC: Em sessão plenária, os Jovens Senadores de 2014 aprovaram três projetos de lei, todos voltados para a Educação. Um deles cria o Programa Bolsa Jovem Estudante, que concede duzentos cinquenta reais para alunos do ensino médio matriculados na rede pública, que cumprirem requisitos como frequência escolar superior a 90% e renda familiar de até seiscentos reais por pessoa. Os dois outros projetos tratam sobre Educação Integral e assistência estudantil. Na quinta-feira, eles aprovaram a instituição da Semana dos Direitos Humanos nas escolas, medidas de preservação dos recursos naturais e valorização das populações tradicionais e a destinação dos royalties do petróleo para o financiamento da saúde e da educação. Para a senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, além de aprender, os jovens também trouxeram exemplos de boas práticas aos senadores. 

(Ana Amélia) Eles estão vivendo na prática os nossos dilemas aqui de ter que acomodar interesses divergentes. E também eu já percebi ali uma preocupação deles de clarear bem o texto para que a lei, entrando em vigor, seja fácil de ser implementada. Porque nós temos uma tendência de fazer muita coisa retórica, quer dizer a lei tem que as pessoas todas lerem e entenderem. 

(REPÓRTER) Para o presidente do Parlamento Jovem, Carlos Henrique Justino, de Mato Grosso do Sul, a experiência foi enriquecedora. 

(Carlos) Eu vou levar muito conhecimento. Não só para a minha vida estudantil, mas também para a minha vida profissional. Porque fazer parte do parlamento jovem do Senado é fazer parte das leis que regem a sociedade do Brasil. 

(REPÓRTER) A ganhadora do concurso de redação, Nathália Janones, de Mato Grosso, destacou que assim como entre os senadores, os jovens também precisaram buscar o consenso em questões polêmicas. 

(Nathália) A forma como foi debatido, as opiniões e as diferença que foram acertadas ao longo do tempo e a oportunidade de estar aqui conhecendo um pouco mais sobre o Senado, aprendendo um pouco mais sobre a parte Legislativa e o que um senador faz mesmo. 

(REPÓRTER) Os projetos apresentados pelos jovens senadores serão encaminhados à Comissão de Direitos Humanos do Senado como sugestões legislativas e, se aprovados, serão analisados na forma de projeto de lei.
21/11/2014, 05h18 - ATUALIZADO EM 21/11/2014, 05h18
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00