CRA quer promover diálogo entre ministérios do Meio Ambiente e o da Pesca — Rádio Senado

CRA quer promover diálogo entre ministérios do Meio Ambiente e o da Pesca

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA QUER PROMOVER O DIÁLOGO ENTRE OS MINISTÉRIOS DO MEIO AMBIENTE E O DA PESCA E AQUICULTURA. 

LOC: A DECISÃO FOI TOMADA APÓS AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE AS DIFICULDADES QUE OS PESCADORES DIZEM ESTAR ENFRENTANDO POR CONTA DE RESTRIÇÕES AMBIENTAIS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Representantes de pescadores e aquicultores reclamam que o Ministério do Meio Ambiente toma decisões sem qualquer embasamento e que prejudicam quem vive da atividade. Elizeu Augusto de Brito, da Federação Nacional dos Engenheiros de Pesca, citou a proibição da pesca da Piracatinga. Como algumas pessoas utilizam a Piracatinga como isca para a pesca ilegal de botos, proibiram a captura desse peixe, em vez de fiscalizarem a atividade criminosa. (ELIZEU): A Piracatinga na região Norte eu acredito que sustenta em torno de umas 20 mil pessoas que vivem dessa espécie de peixe. (REP): Representantes do Conselho Nacional de Pesca e Aquicultura e da Confederação Nacional dos Pescadores também reclamaram do que consideram um protagonismo das decisões da área ambiental do governo em detrimento da atividade pesqueira. Abraão Ferreira da Cruz, da CNPA, pediu a ajuda dos parlamentares para estabelecer o diálogo entre as partes. (ABRAÃO): Faço esse apelo a vocês, para intermediar junto ao governo para sairmos desse marasmo e desse conflito que termina nas barras dos tribunais botando esta casa para intermediar todas as vezes para a gente poder trabalhar e fazer um Brasil melhor. (REP): O presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, Benedito de Lira, senador do PP de Alagoas, prometeu interceder. (BENEDITO): Ao terminar a audiência irei imediatamente solicitar ao ministro Mercadante, este encontro entre o Ministério do Meio Ambiente, da Pesca, e o Gabinete Civil que é exatamente o interlocutor para fazer a intermediação entre os entes governamentais. E logicamente que se for necessário protocolar ação legislativa faremos isso com a maior satisfação. (REP): O Chefe de Assuntos Estratégicos e Relações Institucionais do Ministério da Pesca e Aquicultura, Luis Sabanay, lembrou ainda que o compartilhamento de informações e decisões deve envolver não apenas os ministérios do Meio Ambiente e da Pesca, mas todos os setores que lidam com a água, como portos, petróleo e transportes.
20/11/2014, 11h57 - ATUALIZADO EM 20/11/2014, 11h57
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00