Parlamentares se reúnem para debater MP das Farmácias — Rádio Senado

Parlamentares se reúnem para debater MP das Farmácias

LOC: SENADORES E DEPUTADOS SE REUNIRAM NESTA QUARTA-FEIRA PARA DISCUTIR A MP DAS FARMÁCIAS, QUE DESOBRIGA A PRESENÇA DE FARMACÉUTICO EM MICRO E PEQUENAS FARMÁCIAS. 

LOC: A REUNIÃO FOI MARCADA POR DIVERGÊNCIAS ENTRE OS PARLAMENTARES. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) A Medida Provisória 653 retira a exigência de farmacêuticos em farmácias consideradas micro ou pequenas empresas, e mantém a presença do técnico de farmácia, que deverá ser cadastrado no Conselho Regional de Farmácia do estado. Durante a reunião, alguns parlamentares se mostraram contra a aprovação da MP. A deputada Alice Portugal, do PCdoB da Bahia, que não faz parte da Comissão Mista, defendeu que deve ser estabelecido um tempo de adaptação para que as pequenas e micro farmácias coloquem um farmacêutico como responsável pelo local. 

(Alice Portugal) O ideal é que a Medida Provisória não prosperasse. Não pode haver farmácia sem farmacêutico. A pequena e a micro empresa, nos locais remotos, elas devem ter tempo de adequação. 

(Repórter) Já o deputado Moreira Mendes, do PSD de Rondônia, destacou que vai se esforçar para que a MP seja derrubada caso os artigos que tratam sobre a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal não sejam retirados do texto. O relator da medida, deputado Manoel Júnior, do PMDB da Paraíba, afirmou que está disposto a debater a Medida antes de entregar o relatório final e ressaltou que a prioridade é não prejudicar quem precisa do serviço. 

(Manoel Júnior) Efetivamente o que eu quero é que o cidadão, em qualquer parte desse Brasil, ele possa ter assistência farmacêutica. O mais importante não é o deputado, o senador, mas o cidadão que tá lá na ponta, nos lugares mais remotos, eles tem os mesmos direitos que todos aqueles que estão aqui nessa reunião. 

(Repórter) A presidente da Comissão Mista, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, reconheceu a dificuldade para se chegar a um consenso. 

(Vanessa Grazziotin) Essa matéria não é tranquila para o debate. A gente tem tido muita paciência no debate e eu tenho certeza que o melhor será o feito aqui, sempre em benefício da saúde e do farmacêutico. 

(Repórter) A MP precisa ser analisada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal até o dia 8 de dezembro, quando perderá a validade.

LOC: A PRÓXIMA REUNIÃO DA COMISSÃO DEVE ACONTECER NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, DIA 25 DE NOVEMBRO.
19/11/2014, 05h17 - ATUALIZADO EM 19/11/2014, 05h17
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00