CDH ouve sugestões para combater racismo nos campos de futebol — Rádio Senado

CDH ouve sugestões para combater racismo nos campos de futebol

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DISCUTIU NESTA SEGUNDA-FEIRA, "O RACISMO SOFRIDO NOS CAMPOS DE FUTEBOL PELOS JOGADORES NEGROS". 

LOC: O DEBATE, SUGERIDO PELO SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, FOI MOTIVADO PELOS VÁRIOS CASOS DE PRECONCEITO RACIAL REGISTRADOS EM ESTÁDIOS ESTE ANO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Um dos fatos de maior repercussão ocorreu em agosto em Porto Alegre, durante a partida entre Grêmio e Santos. Um grupo de torcedores gremistas foi flagrado pelas câmeras de tv chamando de macaco o goleiro santista Aranha. O Grêmio acabou eliminado da competição e os agressores foram identificados e estão respondendo na Justiça por seus atos. O vice-presidente do Grêmio, Adalberto Preis, lembrou que os negros são parte indissociável da história do tricolor gaúcho, e que fatos isolados não devem ser imputados à instituição. 

(PREIS): Não obstante a campanha terrível, terrível campanha que foi feita contra o Grêmio tentando por no Grêmio a mancha de clube racista, o Grêmio não só não é um clube racista como ao contrário, é um clube que combate o racismo. 

(REPÓRTER): A presidência da República também participou do debate por meio das secretarias de Direitos Humanos e da Promoção da Igualdade Racial. Deise Benedito, da Secretaria de Direitos Humanos, sugeriu que durante o mês da consciência negra, novembro, os clubes estampassem em suas camisas mensagens contra o racismo. 

(DEISE): Penso que seria interessante que todos os clubes de futebol durante este mês de novembro, trazerem em seus uniformes, "Diga não ao racismo". Novembro, mês da consciência negra. E no mês de junho, "Diga não à homofobia", também seria interessante. 

(REPÓRTER): O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, que pediu a audiência pública, lembrou que o Senado concede um prêmio, a medalha Abdias do Nascimento, a personalidades que se destacam na luta contra o preconceito racial. E que vai propor a inclusão de uma entidade entre os premiados. Paim disse que seria muito bom ver um clube de futebol nessa lista. 

(PAIM): Eu vou propor que todo ano, dia 20 de novembro uma entidade também seja incluída entre os agraciados nessa medalha. Oxalá no ano que vem já seja um clube de futebol, por sua luta, forma de agir, forma de conduzir a luta contra o preconceito no futebol. 

(REPÓRTER): Também estiveram no debate promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa representantes do Sport Clube Internacional, da OAB e da Fenaj.
17/11/2014, 10h38 - ATUALIZADO EM 17/11/2014, 10h38
Duração de áudio: 02:32
Ao vivo
00:0000:00