Ministro diz que apenas um terço dos brasileiros já fez turismo — Rádio Senado

Ministro diz que apenas um terço dos brasileiros já fez turismo

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DEBATEU NESTA QUARTA-FEIRA A ESTRUTURAÇÃO DOS DESTINOS TURÍSTICOS. 

LOC: O MINISTRO DO TURISMO, VINICIUS LAGES, DISSE QUE AMPLIAR O ACESSO DOS BRASILEIROS AO TURISMO INTERNO É UM GRANDE DESAFIO. E O PRESIDENTE DO TCU, AUGUSTO NARDES, SUGERE MAIS EFICIÊNCIA NA GOVERNANÇA PÚBLICA. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: A Comissão de Desenvolvimento Regional definiu o turismo como política pública para avaliação e aprimoramento. Até o final do ano, a Comissão deverá apresentar relatório com as conclusões sobre o tema. A relatora, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, criticou a retenção de recursos do orçamento para o setor 

(LÍDICE) temos um orçamento em grande parte não executado e creio que essa não execução se dá pela excessiva fragmentação das emendas orçamentária parlamentares dirigidas ao ministério do turismo. 

(REPÓRTER) Para Lídice, é preciso aumentar o orçamento para investimentos nas áreas consideradas prioritárias, como infraestrutura e promoção turística. O ministro do Turismo, Vinícius Lages, disse que dobrou o número de viagens domésticas, de 100 milhões, em 2003, para 200 milhões, em 2013, e que a receita com o turismo no País cresceu 70 por cento. Mas admitiu que falta investimento em qualificação e estratégia de marketing para promover o País interna e externamente: 

(MINISTRO) temos muitos brasileiros que nunca viajaram, dos 202 milhões de brasileiros apenas 62 milhões viajaram, temos pelo menos em função de renda, demografia e outros fatores outros 80 milhões que podem viajar, isso vai depender tem de pacotes de incentivo, da ampliação da malha aérea, da melhor conectividade. 

(REPÓRTER) O presidente do TCU, Augusto Nardes, afirmou que o Tribunal de Contas concentra o trabalho cada vez mais nos gargalos de cada estado brasileiro com o objetivo de fazer política preventiva e aprimorar a governança pública.  

(NARDES) a idéia é trocar boas práticas de governança...fazer essa troca de boas práticas de governança com os países mais desenvolvidos. quais estão mais envolvidos? Estados Unidos, Canadá, França, Holanda, Coreia do Sul, com o governo digital, e países parecidos conosco, México, India, África do Sul. O Brasil tem que profissionalizar mais o estado. 

(REPÓRTER) O presidente da comissão, senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, destacou que o potencial turístico do País não é explorado como deveria 

(VALADARES) por falta de maior integração entre estados municípios e o próprio ministério do turismo isso em decorrência da falta de condições de estrutura econômica, financeira que possa dar fundamentação a esse trabalho de integração. 

(REPÓRTER) A comissão já ouviu representantes do setor privado, como a Associação Brasileira de Agências de Viagem e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
12/11/2014, 00h45 - ATUALIZADO EM 12/11/2014, 00h45
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00