Wilson Matos quer que aluno tenha 85% de frequência para ser aprovado — Rádio Senado

Wilson Matos quer que aluno tenha 85% de frequência para ser aprovado

LOC: A FREQUÊNCIA MÍNIMA EXIGIDA PARA A APROVAÇÃO DE ALUNOS EM ESCOLAS DO ENSINO BÁSICO PODE SER AUMENTADA PARA 85%.  

LOC: É O QUE DETERMINA UM PROJETO DE LEI APRESENTADO PELO SENADOR WILSON MATOS, DO PSDB DO PARANÁ. REPÓRTER FRANCISCO COELHO. 

(Repórter) A frequência mínima exigida para a aprovação dos alunos dos ensinos fundamental e médio pode passar dos atuais 75 por cento de presença para 85 por cento. O projeto de lei que determina a alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação foi apresentado pelo senador Wilson Matos, do PSDB do Paraná. Para Wilson a mudança vai contribuir na melhoria da educação no Brasil. 

(Wilson Matos) “É um dos princípios para estarmos melhorando o tempo de permanência da criança na escola. Porque é fundamental para que ele possa ter o seu desenvolvimento cognitivo, dominar as proficiências dos conteúdos de cada série e de cada ano que ele frequenta a escola. Tenho certeza que isso é mais uma ação que vai contribuir para o avança da qualidade de educação em nosso país.” 

(Repórter) Uma pesquisa divulgada em junho pela Organização para Cooperação e desenvolvimento Econômico, OCDE, mostra que apenas 68 por cento do tempo em sala de aula é utilizado para o aprendizado. Wilson Matos acredita que a falta de um ambiente escolar agradável faz crescer o número de faltas. 

(Wilson Matos) “Ele entra no primeiro ano das séries inicias e já leva uma defasagem para o segundo ano de mais de cinquenta por cento dos conteúdos e assim ele vai acumulando. Ele leva um acúmulo significativo de defasagem para o segundo e do segundo para o terceiro isso aumenta. A escola deixa de ser prazerosa, a sala de aula não é um ambiente agradável para ele e resta faltar e promover a indisciplina.” 

(Repórter) O projeto aguarda a definição de relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.
10/11/2014, 05h14 - ATUALIZADO EM 10/11/2014, 05h14
Duração de áudio: 01:42
Ao vivo
00:0000:00