Enem tem recorde de participantes em 2014: 6,2 milhões de estudantes — Rádio Senado

Enem tem recorde de participantes em 2014: 6,2 milhões de estudantes

LOC: ENEM 2014 TEM RECORDE DE PARTICIPANTES: SEIS MILHÕES E DUZENTOS MIL ESTUDANTES. O GABARITO DEVE SER DIVULGADO ATÉ QUARTA-FEIRA. 

LOC: PARA SENADORES, O EXAME AINDA PRECISA DE AJUSTES. REPÓRTER MARCELLA CUNHA 

(Repórter) Mais de oito milhões e setecentas mil pessoas se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014, o Enem. Mas, quase trinta por cento delas não compareceu para fazer a prova, aplicada neste final de semana em mil e setecentos municípios brasileiros. Para o senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, o número não é preocupante por ser próximo ao do ano passado, quando o índice de abstenção também ficou perto dos trinta por cento. 

(Cristovam Buarque) “A gente pode olhar por dois lados isso. O lado de que muitos desistem e o lado de que muitos se interessam. Muita gente se inscreve, o que mostra já um interesse grande e eu acho isso muito positivo, e por uma razão ou outra não se sente preparado, não quer ir. Eu acho que não é grave não isso.” 

(Repórter) A nota no Enem é utilizada como critério de seleção por instituições de ensino superior públicas e privadas e programas do Governo Federal, como ProUni, Fies, Pronatec e Ciência sem Fronteiras. Para o presidente da Comissão de Educação, senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, o formato unificado de seleção ainda precisa ser debatido. 

(Cyro Miranda) “Eu ainda não consigo avaliar se essas questões estão sendo bem elaboradas, se realmente elas estão qualificando o aluno. Isso daí está muito massificado, quer dizer, é uma coisa que serve para tudo. Estão canalizando tudo para o Enem e o Enem agora vai virar um outro vestibular, com as mesmas dificuldades.” 

(Repórter) Mais de mil e quinhentos candidatos foram eliminados por desrespeito às regras do exame. Destes, duzentos e trinta e seis usaram indevidamente o celular. Duas pessoas foram presas no Ceará, flagradas com celulares que continham o gabarito da prova. Também no Ceará, uma mulher entrou em trabalho de parto durante o exame. Em Pernambuco, uma mulher morreu no colégio onde realizaria o Enem, vítima de edema agudo pulmonar. 
10/11/2014, 06h52 - ATUALIZADO EM 10/11/2014, 06h52
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00