CDH solicita investigação sobre morte de nove pessoas em Belém-PA — Rádio Senado

CDH solicita investigação sobre morte de nove pessoas em Belém-PA

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS ENVIOU OFÍCIO AO GOVERNO DO PARÁ SOLICITANDO INVESTIGAÇÃO IMEDIATA SOBRE A MORTE DE NOVE PESSOAS, EM BELÉM. 

LOC: A CHACINA ACONTECEU NESSA TERÇA-FEIRA, APÓS O ASSASSINATO DE UM POLICIAL MILITAR. A COMISSÃO TAMBÉM PEDE INVESTIGAÇÃO DA MORTE DO POLICIAL E PUNIÇÃO DOS CULPADOS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) Nove pessoas foram assassinadas na noite do dia quatro para cinco de novembro em Belém, capital do Pará. As mortes ocorreram em seis bairros situados na periferia da capital paraense. Em seis casos há sinais de execução. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado emitiu nota pedindo a investigação do caso. Segundo a nota da CDH, há suspeita de que a chacina teria sido praticada por policiais como vingança à morte do cabo Antônio Marcos da Silva Figueiredo. Ele foi morto também na terça-feira. O cabo fazia parte da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas, a Rotam da Polícia Militar, e foi assassinado quando chegava em casa. A presidente da CDH, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, disse que as mortes são inaceitáveis. 

(Ana Rita) “Algo que jamais podemos aceitar. Isso precisa ser investigado e a comissão de Direitos Humanos encaminhou ofício ao governo do estado através da Secretaria de Segurança e da Secretaria de Justiça, para que tome as devidas providências e que as investigações sejam feitas de forma independente. Vamos solicitar mais informações a respeito do caso; é algo que não podemos permitir que continue acontecendo no nosso país”.  

(Repórter) No ofício, a CDH ainda pede assistência completa às famílias das vítimas e a investigação também da morte do policial militar. A nota foi encaminhada ao Governo do Pará e à Procuradoria-Geral de Justiça do Estado.
06/11/2014, 06h11 - ATUALIZADO EM 06/11/2014, 06h11
Duração de áudio: 01:34
Ao vivo
00:0000:00