CAS aprova concessão de pensão vitalícia à ex-atleta Laís Souza — Rádio Senado

CAS aprova concessão de pensão vitalícia à ex-atleta Laís Souza

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS APROVOU A CONCESSÃO DE PENSÃO VITALÍCIA À ATLETA LAÍS SOUZA, QUE FICOU TETRAPLÉGICA APÓS ACIDENTE NA NEVE, DURANTE PREPARAÇÃO PARA OS JOGOS DE INVERNO DA RÚSSIA. 

LOC: O BENEFÍCIO MENSAL, DE QUATRO MIL E TREZENTOS E NOVENTA REAIS, SERÁ PAGO PELA UNIÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Laís Souza defendeu a equipe de ginástica artística do Brasil nas Olimpíadas de Atenas e de Pequim. Em 2013, começou a treinar para a prova de Esqui Aéreo, modalidade das Olimpíadas de Inverno. Na preparação para os jogos de Sochi, na Rússia, Laís bateu em uma árvore, lesionou a medula espinhal e ficou paralisada do pescoço para baixo. Para recompensar a dedicação da atleta ao projeto olímpico brasileiro, a deputada Mara Gabrili, do PSDB paulista, ela própria tetraplégica por conta de um acidente de carro, propôs a concessão de uma pensão vitalícia mensal. O valor seria equivalente ao limite máximo do salário de benefício do Regime Geral da Previdência Social, que hoje é de quatro mil, trezentos e noventa reais. Para o relator da proposta na Comissão de Assuntos Sociais, senador Eduardo Suplicy, do PT de Sâo Paulo, Laís Souza merece esse reconhecimento do País. 

(SUPLICY): A atleta Lais Souza, construiu uma carreira baseada na garra, na perseverança e no sucesso, interrompida recentemente por uma grave fatalidade. Lais é oriunda de uma família humilde de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. Aos doze anos de idade já integrava a Seleção Brasileira de Ginástica Olímpica. Aos quinze anos, representou o Brasil nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, na qual obteve a inédita nona colocação por equipes. No ano seguinte, alcançou seus mais expressivos resultados ao conquistar a medalha de ouro na Copa do Mundo de Cottbus e Sttutgart, na Alemanha. 

(REPÓRTER): O benefício é pessoal, não se transmitirá aos herdeiros e será pago pela União. O valor será atualizado pelos mesmos índices e critérios estabelecidos pela Previdência. A concessão da pensão ainda será analisada pela Comissão de Educação e pelo plenário do Senado antes de ser enviada para a sanção da Presidência da República.
06/11/2014, 11h07 - ATUALIZADO EM 06/11/2014, 11h07
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00