CPI mista da Petrobras deve votar requerimentos consensuais — Rádio Senado

CPI mista da Petrobras deve votar requerimentos consensuais

LOC: OS INTEGRANTES DA CPI MISTA DA PETROBRAS DEVEM VOTAR NESTA QUARTA-FEIRA OS REQUERIMENTOS CONSENSUAIS.  

LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO AVISOU QUE NÃO PERMITIRÁ O USO ELEITORAL DAS INVESTIGAÇÕES AO CITAR AS CONVOCAÇÕES DA PRESIDENTE DILMA E DO PRESIDENTE DO PSDB. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Apesar dos 476 requerimentos na pauta, o presidente da CPI Mista da Petrobras, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, antecipou que nem todos serão votados nesta quarta-feira. Ele explicou que deverão ser aprovados os consensuais. Entre os requerimentos está o convite para que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula compareçam à CPI para tratar das denúncias de que sabiam do esquema de lavagem de dinheiro na Petrobras. Em resposta, os governistas querem convocar o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, de Minas Gerais. Mas Vital do Rêgo avisou que não permitirá um terceiro turno. 

(Vital) A CPI não é palco para contaminações de ordem política ou eleitoral. Somos uma casa política, mas devemos ter a responsabilidade com a investigação da Petrobras. Não podemos transformar a CPI em nenhum tipo de disputa política. 

REPÓRTER: A oposição quer aprovar a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico de empresas que receberam recursos do doleiro Alberto Youssef. PSDB, DEM e PPS também defendem a convocação do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, que pediu licença do cargo após denúncias de envolvimento com o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, antecipou que a base aliada não tem objeção à vinda de Machado. 

(H.Costa) Não temos problemas em relação a isso. Mas há um entendimento tanto da parte da oposição quanto da nossa que deveríamos produzir os requerimentos que seriam aprovados em consenso. Obviamente há requerimentos que apresentamos e que a oposição considera secundários. . E há outros que consideramos secundários ater porque não existem informações que sustentem a tese de chamar dessas pessoas. 

REPÓRTER: Os integrantes da CPI Mista da Petrobras também devem marcar a data da reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Barroso, para tratar do acesso da CPI à delação premiada de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef.
05/11/2014, 00h18 - ATUALIZADO EM 05/11/2014, 00h18
Duração de áudio: 02:05
Ao vivo
00:0000:00