CDR debate os destinos turísticos do Brasil — Rádio Senado

CDR debate os destinos turísticos do Brasil

LOC: A COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO DISCUTIU OS DESTINOS TURISTICOS BRASILEIROS EM UMA AUDIENCIA PÚBLICA.  

LOC: OS PARTICIPANTES AFIRMARAM QUE É PRECISO BAIXAR CUSTOS E INVESTIR EM RECURSOS HUMANOS PARA ATRAIR VISITANTES. A REPORTAGEM É DE ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Enquanto Portugal recebeu 60 milhões de turistas no ano de 2013, o Brasil recebeu seis milhões de estrangeiros. O senador Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo lembrou que a maioria dos estrangeiros que vem ao Brasil são provenientes da vizinha Argentina, Estados Unidos e Uruguai seguidos pelos europeus da Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Antonio Carlos Valadares, do PSB de Sergipe, lembrou que é preciso incentivar o turismo doméstico. 

(Antonio Carlos Valadares) “Alem de atrair esses visitantes temos que incentivar O turismo interno como forma de dinamizar a economia e propiciar entretenimento para milhões de famílias brasileiras.”

(Repórter) A senadora Lídice da Mata foi a relatora designada para preparar o documento da CDR sobre estruturação dos destinos turísticos brasileiros. Para isso ela convidou representantes de diversas categorias envolvidas no setor, como agências de viagem, aviação entre outros. Segundo Lídice da Matta, a análise não tem a intenção de criticar ou elogiar, mas sim auxiliar o governo na correção dos rumos para que a implantação dos projetos seja bem sucedida. 

(Lídice da Mata) “para que nós possamos enquanto senadores, parlamento discutindo com a sociedade identificar os nos os gargalos as dificuldades pra que possamos alcançar as metas”.

(Repórter) Durante a exposição, os participantes lembraram que promover destinos turísticos exige diálogo entre o setor privado, municípios, estados, Governo Federal e diversos setores que são interligados com a educação, a infraestrutura e órgãos que incentivam os empreendedores, como o SEBRAE. Os participantes destacaram que o turismo no Brasil tem um custo alto e o Congresso Nacional pode ser um mediador importante entre o setor e a sociedade para buscar soluções que incentivem o turismo doméstico e ajudem a promover o Brasil como destino turístico no exterior. Antes de redigir o seu relatório, a senadora Lidice da Matta quer ouvir o Ministro do turismo Vinicius Lages. Ele deve participar próxima audiência pública sobre o tema no dia 12 de novembro. 
05/11/2014, 01h18 - ATUALIZADO EM 05/11/2014, 01h18
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00