CAS busca acordo para votar jornada de trabalho para aeronautas — Rádio Senado

CAS busca acordo para votar jornada de trabalho para aeronautas

LOC: UM NOVO ACORDO ENTRE AERONAUTAS, EMPRESAS AÉREAS E OS SENADORES DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS PODE GARANTIR A VOTAÇÃO DA JORNADA DOS TRABALHADORES NO DIA 12 DE NOVEMBRO. 

LOC: A IDEIA É ENCERRAR A VOTAÇÃO NO SENADO E MANDAR UMA PROPOSTA DE CONSENSO PARA A ANÁLISE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Depois de repetidos adiamentos a pedido das companhias aéreas, que tentam um acordo com os trabalhadores do setor, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado aceitou prorrogar a votação da jornada dos aeronautas mais uma vez em busca de uma proposta de consenso. Mas deu um ultimato: se no dia 12 de novembro esse acordo não tiver sido finalizado, o projeto vai à votação da forma como estiver. O objetivo é aumentar a segurança nos voos – tanto para os passageiros quanto para os pilotos, comissários e mecânicos de voo. O relator, Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou que a votação já foi adiada por mais de 90 dias. E disse que, quando aconteceu o acidente com o avião de Eduardo Campos, ele foi muito cobrado sobre esse tema, já que pesquisas confirmam que a maioria dos acidentes aéreos está relacionada à falha humana e à fadiga. 

(Paulo Paim) Há uma preocupação de todos quanto a essa matéria. Sempre é bom lembrar – com tristeza mas é bom lembrar – que inúmeros analistas, estudiosos do tema, articulistas, levantam inclusive que a fadiga pode ter contribuído no acidente que no qual perdemos o nosso querido candidato a presidente da República Eduardo Campos. Na oportunidade, diversos órgãos de imprensa me ligaram e tal: como é que está o projeto? Porque o projeto trata da fadiga. (Repórter) O presidente da Comissão, Waldemir Moka, do PMDB de Mato Grosso do Sul, interrompeu a discussão do projeto no meio para buscar um acordo com as empresas e os trabalhadores, em reunião que contou com a participação de Paim e do senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí. Moka acredita estar próximo de uma proposta boa para todas as partes. 

(Waldemir Moka) Eu to acabando de vir de uma reunião com todos os aeronautas, compareceu lá o relator, o senador Paim. O presidente do sindicato das companhias também esteve, e o senador Ciro Nogueira, que tomou o compromisso de que no dia 12, com acordo ou sem acordo, nós votaremos a matéria. E ele se comprometeu de que, da parte dele, não vai pedir pra ir pro plenário e nós não vamos ter nenhuma manobra protelatória. 

(Repórter) O projeto é terminativo na CAS. Por isso, se for aprovado na comissão segue diretamente para a Câmara, a não ser que seja apresentado um recurso para votação no plenário do Senado. O acordo inclui que depois do dia 12 não haja recurso e que qualquer negociação futura entre as empresas e os trabalhadores seja feita durante a análise da proposta na Câmara dos Deputados.
29/10/2014, 11h33 - ATUALIZADO EM 29/10/2014, 11h33
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00